Embrapa promove treinamento internacional em cajucultura

Publicado em 11/10/2011 09:13
Estão abertas, até o próximo dia 21 de outubro, as inscrições para o I Curso Internacional em Produção, Pós-colheita e Processamento Industrial do Caju. O treinamento é voltado para agrônomos e engenheiros de alimentos de países africanos, asiáticos e latino-americanos. A ação é realizada pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE), com coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

As aulas serão ministradas entre os dias 14 de novembro e 9 de dezembro de 2011 em Brasília (DF) e em Fortaleza (CE). São oferecidas cinco vagas para brasileiros e 25 para técnicos de Angola, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Giné-Bissau, Haiti, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Venezuela e Timor-Leste. O público-alvo é de profissionais do setor público que desenvolvam atividades de pesquisa e extensão rural relacionadas à cultura do cajueiro.

Para participar os candidatos devem ser indicados pelos seus países de origem. Entre os pré-requisitos estão o desenvolvimento de atividades ligadas à área de cajucultura ou fruticultura e de atividades de pesquisa ou transferência de tecnologia. Além disso, os candidatos devem estar aptos a acompanhar aulas em português.

O curso será ministrado em quatro semanas. O módulo introdutório, sobre desenvolvimento agrícola, ocorrerá na Embrapa Estudos Estratégicos e Capacitação (Brasília – DF). O restante do curso será ministrado na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza- CE) e constará de atividades teóricas e práticas. Entre os assuntos abordados estão cadeia agroindustrial, melhoramento genético, sistema de produção integrada, práticas culturais, pragas e doenças, colheita e pós-colheita e processamento industrial.  As inscrições podem ser feitas no site https://www.abc.gov.br/ , no link Cursos TCTP https://www.abc.gov.br/treinamentos/ .

Todas as despesas dos candidatos serão custeadas pelo Third Country Training Programme (TCTP) - Programa de Treinamento de Terceiros Países. O programa é uma modalidade de cooperação trilateral prevista no âmbito do Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP), operacionalizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O TCTP promove o fortalecimento institucional e a capacitação de recursos humanos dos países parceiros, em áreas consideradas prioritárias ao desenvolvimento local, por meio da transferência de tecnologia, do incremento de competências e da disseminação de soluções criativas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário