Governo compra sementes de cooperativas da agricultura familiar

Publicado em 17/10/2011 07:22
“Este ato reforça o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da agricultura familiar.” Assim o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, definiu a compra de 53,5 toneladas de sementes de milho de 400 agricultores familiares que integram as cooperativas Coarpa (Santa Catarina), Bionatur (Rio Grande do Sul) e Coofaeco (Paraná). O acordo foi formalizado nesta sexta-feira (14), em Porto Alegre (RS), durante o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria no Sul, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. As sementes adquiridas da agricultura familiar como parte do Plano Brasil Sem Miséria serão distribuídas para agricultores em situação de extrema pobreza, principalmente indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária. Participaram do lançamento do Plano Brasil Sem Miséria no Sul os governadores do Paraná, Beto Richa; do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; e de Santa Catarina, Raimundo Colombo; e representantes das associações de municípios.

Florence lembrou que a presidenta Dilma definiu a agricultura familiar como um dos pilares do plano de erradicação da miséria lançado em junho pelo Governo Federal. “Ampliar o alcance das políticas públicas para este segmento econômico que responde por 74% das pessoas ocupadas no meio rural significa aprofundar um projeto de desenvolvimento que alia crescimento econômico, distribuição de renda, inclusão social e produtiva e segurança alimentar”, reforçou o ministro.

Durante o ato, foi formalizada com associações de supermercados da região e o supermercado Wal-Mart a parceria assinada com a entidade nacional do setor, a Abras. A rede varejista comprará produtos da agricultura e agroindústria familiares, da economia solidária e de comunidades tradicionais, como os quilombolas. “Com esse projeto, todos ganham. Por um lado, aumenta a produção no campo, com produtos de boa qualidade, e os supermercados podem oferecer alimentos diversificados. Por outro, a população tem acesso a mais alimentos, bons e com preços mais baixos”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que coordena o Plano Brasil Sem Miséria.

A presidenta Dilma Rousseff destacou o papel da agricultura familiar ao saudar Anibela Farias, representante dos agricultores familiares no evento. “A Anibela representa o esforço e dedicação de uma família de agricultores que percebeu que podia fazer mais por si mesma e conseguiu. São exemplos como esse que gostaríamos de ver em todo o País”, enalteceu Dilma. “Há 16 anos trabalho com a lavoura em uma região próxima a Curitiba. Com o incentivo do governo, pude me unir a outros agricultores e conseguimos inserir nosso produto no mercado local”, lembrou Anibela, na abertura da solenidade.

Responsabilidade social

A presidenta destacou a importância da união de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina ao empenho do Governo Federal pela erradicar a extrema pobreza. “O Brasil já viveu um momento importante de luta pela responsabilidade fiscal e agora viveremos um marco em nossa trajetória com a luta pela responsabilidade social. Só com a união das três esferas de governo poderemos enfrentar esse imenso desafio que é a superação da extrema pobreza e fazer que com ela seja uma página virada em nossa história.”

Com o termo de pactuação firmado nesta sexta-feira com os governos do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e representantes da associação de municípios da região, o Sul tornou-se a quarta região a se aliar formalmente ao Governo Federal na meta de superação da extrema pobreza. O compromisso já foi assumido por governadores e prefeitos do Nordeste, Sudeste e Norte. O objetivo é retirar da extrema pobreza 716 mil brasileiros que vivem no Sul.

Durante o evento, o Governo Federal e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic) assinaram acordo para desenvolver em conjunto ações de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para o público do Brasil Sem Miséria. A parceria envolverá 61 entidades do setor em todo o País.

Inclusão digital

Outra ação lançada no Sul é a inclusão digital. O projeto do governo vai melhorar a conexão da internet em municípios, garantir acesso da população mais pobre aos serviços de comunicação e aprimorar a infraestrutura das prefeituras para identificar e cadastrar famílias, acompanhar as contrapartidas do Bolsa Família e desenvolver trabalho integrado entre telecentros e Centros de Referência de Assistência Social (Cras e Creas). “O governo está determinado a assegurar aos produtores rurais as mesmas condições de acesso às informações que têm hoje as grandes cidades. Vamos levar a todos os cantos do País nossos projetos de inclusão digital. É o reconhecimento da importância da modernidade e dos avanços tecnológicos que obtivemos nos últimos anos”, afirmou Dilma Rousseff.

Na solenidade, a presidenta sancionou a lei que cria o Bolsa Verde, lançado em setembro em Manaus (AM), estabelece novas regras para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e implanta o fomento de R$ 2,4 mil para agricultores de baixa renda com o objetivo de apoiar da produção e comercialização da produção. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) assinou com o governo do Rio Grande do Sul convênio para construir 3,4 mil cisternas para armazenamento de água das chuvas, com investimentos da ordem de R$ 7,8 milhões. Os reservatórios contemplarão famílias de 13 municípios que todos os anos sofrem longo período de estiagem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Min. do Desenvolvimento Agrário

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário