IBGE aponta maior área de grãos em MS

Publicado em 27/10/2011 06:44
Com cerca de 40% da soja já plantada em Mato Grosso do Sul, a expectativa é que a área destinada ao grão cresça 29 mil hectares em relação a safra passada. A consolidação dos dados foi realizada nesta quarta-feira (26) pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuária de MS (GCEA), em reunião na Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). A área para a oleaginosa deve chegar a 1,805 milhão de hectares, ultrapassando os 1,766 milhão cultivados no último ciclo. A produção do grão deve alcançar 5.415 toneladas no Estado.

“O crescimento da soja se dá em áreas onde já tivemos agricultura em anos anteriores e sobre a área do arroz que teve uma redução de 29 para 20 mil hectares plantados”, aponta o assessor técnico da Famasul, Lucas Galvan. Com as chuvas de ontem (25) na região Centro-Norte do Estado, os produtores retomaram o plantio, com uma evolução de 5% a 10% por dia.

Outro destaque apontado pelo assessor foi o aumento da área do milho verão. “De 46 mil hectares previstos, a cultura deve chegar a 58,5 mil, com uma produção de 409,5 mil toneladas”, informa. A cultura de algodão também obteve ligeiro acréscimo, saindo de 60.900 hectares para 62.800. A produção do algodão em caroço deve atingir 244.920 toneladas.

Além da Famasul e IBGE, o GCEA é composto ainda por representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado de Produção e Desenvolvimento (Seprotur), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Central de Abastecimento (CEASA), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O grupo realiza reuniões bimensais para analisar as estimativas das principais culturas do Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário