Ministério defende sistema de defesa à receita na agricultura

Publicado em 31/10/2011 06:58
O ministro interino da Agricultura, José Carlos Vaz, defendeu que o governo e o setor privado precisam trabalhar na criação de mecanismos anticíclicos para se preparar para "uma futura depressão de renda agrícola" nas próximas safras. Ele falou durante o Seminário de Planejamento Estratégico de Máquinas e Implementos Agrícolas, realizado em Ribeirão Preto (SP) e organizado pela Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Associação das Indústrias Brasileiras de Máquinas e Equipamentos (Abimaq. No evento, a Abimaq alertou também para o risco de desindustrialização do setor de maquinário agrícola.

"A produção da safra atual sinaliza de forma positiva, mesmo com margens menores que a anterior, mas precisamos amadurecer os mecanismos anticíclicos, porque provavelmente a safra de 2012/2013 ou a seguinte poderão precisar", disse Vaz, em um seminário. Vaz também afirmou que os únicos problemas previstos para a safra 2011/2012, que está em fase de plantio, são uma provável estiagem na Região Sul e ainda um gargalo em relação ao preço do milho no mercado internacional.

O ministro interino acrescentou que o governo federal está atento à crise internacional e que "o País que menos sofrerá com isso será o Brasil", pois "a crise é muito mais internacional que nacional". Por fim, Vaz cobrou uma gestão atenta do empresariado para que o País possa retomar o crescimento após a crise. "Não podemos ir devagar demais", concluiu.

Confira a íntegra da notícia no DCI

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário