Relator quer incluir renegociação de dívida agrícola em MP de parques nacionais

Publicado em 01/11/2011 06:51
O relator da Medida Provisória 542/11, deputado Zé Geraldo (PT-PA), negocia a inclusão de novos temas no texto, que altera os limites de três parques nacionais das regiões Norte e Centro-Oeste. Entre eles, regras para renegociação de créditos agrícolas. A proposta tranca a pauta de votação e deve ser um dos próximos itens a ser votado no Plenário.

O texto original reordena o tamanho dos Parques Nacionais da Amazônia, que fica no Pará, e de Mapinguari e dos Campos Amazônicos, que abrangem terras do Amazonas, Mato Grosso e de Rondônia. Proteção ambiental, solução de conflitos fundiários e viabilização de hidrelétricas, como a do Jirau e Santo Antônio, estão entre as justificativas apresentadas pelo governo no envio da MP.

A proposta recebeu 14 emendas, das quais o relator pretende acatar apenas uma: a que fixa em 71.500 hectares a área do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais. A intenção é tirar da ilegalidade alguns agricultores prejudicados por uma interpretação recente do Ibama de que a área do parque é de 200 mil hectares. O relator pretende aproveitar um texto sobre o assunto que já tramita no Senado.

Zé Geraldo também pretende incluir na MP duas medidas que facilitam a renegociação de crédito agrícola. "Uma é a remissão (perdão) da dívida dos agricultores da antiga Usina Abraham Lincoln, produtora de açúcar em Medicilândia, na Transamazônica (PA). A outra é a prorrogação de prazo, até novembro de 2012, para a liquidação de dívidas que já foram renegociadas, mas que não houve tempo de todos os produtores irem ao banco”, explicou o deputado, acrescentando que a inclusão desses pontos na MP ainda depende de negociação com o Ministério da Fazenda.

O parecer de Zé Geraldo é favorável à MP 542, que, segundo ele, pretende garantir o desenvolvimento sustentável nas regiões em torno dos parques nacionais recentemente criados. "Tivemos um primeiro momento, da decretação das unidades, e vamos ter o segundo momento, que é o das adequações de muitas atividades que precisam ser regulamentadas."

Os parques nacionais são unidades de conservação de proteção integral da biodiversidade e estão sob a administração do Instituto Chico Mendes.

Debate

A pedido do deputado Zé Geraldo, a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública, nesta terça-feira (1º), para discutir os efeitos da alteração dos limites do Parque Nacional de Mapinguari.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Câmara de Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário