Soja: preços reagem em Chicago com a diferença dos preços do milho

Publicado em 02/11/2011 18:21 e atualizado em 02/11/2011 19:17
A soja retornou ao patamar acima de 12 dólares/buschel nas negociações em Chicago nesta quarta-feira, dia 2, confirmando mais uma vez a escalada de alta que sempre se inicia no começo de novembro. 

Dados históricos dos últimos 11 anos mostram a soja sempre com preços firmes nesta época do ano, devido a posição dos produtores norte-americanos que costumam segurar as vendas na expectativa de cotações mais fortes na virada do ano. 

Nesta quarta-feira não foi diferente, pois a oferta nos EUA está bem restrita, contribuindo para estoques cada vez mais baixos. Do lado da demanda, leia-se China, também registram-se poucas compras, também pelo mesmo motivo: se os produtores não vendem, não há o que comprar. Os embarques, no entanto, estão dentro da normalidade com base nas compras realizadas antecipadamente. 

Segundo a Céleres Consultoria, de Uberlandia, 35% da safra já foi comercializada antecipadamente. Mato Grosso é o Estado líder nas vendas antecipadas, com 48% da safra, que está sendo plantada agora, já vendida quando os preços beiravam a 14 dólares (R$ 50 no Porto de Paranaguá).

Nas negociações desta quarta em Chicago, apesar da pressão do mercado financeiro, com a crise da divida dos países europeus  cada vez mais insolúvel, preponderaram as evidências de que a diferença de preço (spread) entre a soja e o milho estavam muito larga. Historicamente, a soja costuma valer mais do que o dobro do preço do milho; no entanto, a cotação do milho neste instante, devido à demanda chinesa e ao consumo de etanol à base de milho, mantém uma diferença acima de 1 dólar com a oleaginosa.

Para o analista Liones Severo, de Porto Alegre, esse diferencial com o milho fará o preço da soja subir acima de 13 dólares nas próximas sessões em Chicago. Para ele, a média deverá ficar em 13,50 dólares. O mesmo raciocinio vale para as negociações com o milho, pois a demanda deverá manter os preços acima de US$ 6,50/bu. A tendência é de uma valorização ainda maior para o cereal, com os produtores podendo ter lucratividade bem maior dos que insistiram com a soja.

Paulo Molinari, analista de grãos da Safras e Mercado, concorda com a previsão histórica, mas alerta que a safra de verão de Brasil e Argentina deverão recompor os estoques, juntamente com a próxima safra norte-americana. Adicionando-se provável retração mundial, devido à crise financeira norte-americana, Molinari alerta para uma provável diminuição das cotações a partir do segundo semestre de 2.012 - exatamente pelo aumento da oferta e diminuição da demanda. 

A incógnita continuará sendo as compras da China, onde o Governo insiste que continuará importando alimentos para suprir as quebras em suas safras, e impedir o aumento dos níveis de inflação.

No Estadão: 

China prevê continuação de pressões inflacionárias

Economia mundial em desaceleração e excesso de liquidez deve manter pressões, o que vai lançar uma sombra no crescimento econômico da China, disse vice-ministro


PEQUIM - A China ainda enfrenta muitos desafios, incluindo o aumento do protecionismo, a pressão inflacionária global e a crise da dívida soberana na Europa, declarou o vice-ministro das Finanças da China, Li Yong.

A economia mundial está desacelerando e o excesso de liquidez deve manter em alta as pressões inflacionárias globais no próximo ano, o que vai lançar uma sombra no crescimento econômico da China, informou Li em um fórum.

Li disse ainda que será difícil para a China encontrar o equilíbrio enquanto reestrutura a economia, porque as exportações provavelmente irão diminuir em razão da desaceleração da demanda externa e a valorização do yuan vai colocar os exportadores em grande desvantagem.

"O crescimento econômico, a reestruturação da economia e o controle de preços são tarefas difíceis para nós", afirmou, acrescentando que as medidas de controle macroeconômico continuarão a orientar a economia doméstica para a direção certa.

O vice-ministro declarou ainda que os mercados imobiliários continuarão a ser um grande desafio e que o governo tentará controlar os preços para evitar uma crise. (Com informações da Dow Jones).




Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário