Comissão promove debate sobre gestão de águas

Publicado em 04/11/2011 06:48
Em audiência pública na próxima quarta-feira (9), às 14h, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas vai ouvir o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, que irá falar das ações atuais e futuras sobre a gestão de águas no Brasil.

Em termos globais, de acordo com a ANA, o Brasil apresenta uma situação confortável quanto aos recursos hídricos. A disponibilidade hídrica per capita, determinada a partir de valores totalizados para o país, indica uma situação satisfatória, quando comparada aos valores dos demais países.

Entretanto, apesar desse aparente conforto, existe uma distribuição espacial desigual dos recursos hídricos no território brasileiro. Cerca de 80% dos recursos hídricos brasileiros (disponibilidade hídrica) estão concentrados na região hidrográfica amazônica, onde se encontra o menor contingente populacional, além de valores reduzidos de demandas de consumo.

Dessa forma, o conhecimento da distribuição espacial da precipitação e, consequentemente, da oferta de água, além da situação da qualidade das águas brasileiras, são fundamentais para determinar o balanço hídrico nas bacias, subsidiando assim a gestão nas áreas de maior estresse hídrico.

O requerimento da audiência pública foi apresentado pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário