Mercado de açúcar: ABORRECIDO E SONOLENTO

Publicado em 05/11/2011 05:50
por Arnaldo Luis Corrêa, da Archer Consulting


A semana foi de queda no mercado de açúcar, com o vencimento março/2012 encerrando a semana cotado a 25,55 centavos de dólar por libra-peso, com queda de 60 pontos, equivalentes a 13 dólares por tonelada. Os demais meses também fecharam em quedas que ficaram entre 2 e 16 dólares por tonelada. Mercado está aborrecido e sonolento.

O plano de resgate europeu para tirar a Grécia do buraco negro no qual se enfiou repercute nas commodities, enquanto não houver notícias melhores. No início da semana passada, após a euforia inicial com os entendimentos na Europa sobre a situação crítica da Grécia, o mercado entendeu que a salvação daquele país representaria um enorme cavalo de Tróia que os europeus – principalmente os alemães - ganhariam de presente. O fato é que isso respinga nas commodities. O mercado financeiro estima que os bancos teriam que liquidar posições de 2 trilhões de Euros nos próximos 18 meses. Adivinhe o que isso vai significar para as linhas de crédito de commodities? E para a redução de prazo que as usinas terão para fixar seu açúcar junto às tradings? 

Não bastassem as “boas notícias”, o pedido de falência da Man Financial Global (sem nenhum vínculo com a trading de mesmo nome), na mesma data em que se comemorava o Dia das Bruxas, mina a confiança dos investidores, dá munição para maior intervenção dos governos no controle dos mercados de derivativos e aciona um volume de liquidações de posição em diversos mercados, que no frigir dos ovos dão de ombros para os fundamentos. É isso que ocorre com o açúcar também.

A volatilidade das opções despenca a olhos vistos. Bom para quem vendeu opções lá atrás, mas agora talvez não tão interessante para quem pretenda fazer novas estruturas que contemplem vendas de opções. Em um mês a volatilidade média derreteu 4 pontos percentuais. Na média de 50 dias ela está em 37,70%, a de 100 dias alcança 39,76% e a de 200, 43,69%. Percebe-se um achatamento rápido que pode ser explicado pela falta de noticias que tragam percepção de risco ao mercado e – portanto – empurra a necessidade de proteção com a barriga e a diminuição da exposição por parte de especuladores.

As correlações entre as cotações do açúcar negociado na bolsa de NY e o índice ESALQ para etanol anidro e hidratado caíram bastante essa safra comparativamente à safra anterior. O descolamento do preço do etanol acabou distorcendo a curva e prejudicando quem desejasse fazer hedge de etanol usando a bolsa de NY. De maio a outubro, a correlação do anidro com NY foi de 0,4987 enquanto que a do hidratado com NY atingiu 0,7444. Na safra passada, essa correlação atingiu 0,8112 e 0,8844 respectivamente. A correlação ótima de 250 dias corridos ocorreu entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 2011 para o anidro (correlação de 0,9390) e entre final de janeiro de 2010 e fevereiro de 2011 para o hidratado (0,9171). Precisamos olhar com cuidado especial essas correlações para aproveitarmos oportunidades e alternativas de hedge para o etanol enquanto não existir uma bolsa líquida o suficiente para atender à demanda de proteção que o mercado procura.

O custo de produção do açúcar apurado pelo modelo da Archer Consulting, considerando o CONSECANA médio da safra e o dólar médio dos últimos 30 dias, está em 35,5382 reais por saca na usina, sem custo financeiro. 

O consenso do mercado em relação ao número final de moagem da safra do Centro-Sul parece girar em torno de 485-490 milhões de toneladas de cana, com produção de açúcar de 30,7 milhões de toneladas e 20,3 bilhões de litros de etanol. Para o ano que vem, mesmo que cresçamos 15% em cana e esperando uma melhora na ATR, com um viés maior para o açúcar, o Centro-Sul produziria para a 2012/2013, 5 milhões de toneladas a mais de açúcar e 2,7 bilhões de litros de etanol. No entanto, para enquadrarmos a oferta e a demanda, o número de veículos flex no Brasil que optam por etanol teria que cair para abaixo de 48%. Vamos voltar nesse assunto com maior abrangência na próxima semana.

Interessante: a revista The Economist trouxe em recente edição a lista dos melhores MBA’s do mundo e o salário médio dos novos graduados. O número 1 é o Dartmouth College e a média salarial obtida pelos recém-formados é de US$ 106,578 anuais. Isso equivale a um salário de R$ 14.000 mensais no Brasil. Começa a fazer sentido importar talentos de fora comparativamente aos salários pagos aqui?

Tenham um bom final de semana

Arnaldo Luiz Corrêa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário