Reino Unido prepara plano de contingência para possível complicação da crise da Europa

Publicado em 10/11/2011 17:58
O secretário inglês afirmou que, apesar de todo o contexto econômico complexo, o Reino Unido está em melhor situação que a zona do euro

O Tesouro inglês está formulando um plano de contingência para caso a União Europeia modifique sua estrutura central, excluindo países ou dissolvendo o euro de vez. Segundo o secretário de negócios do Tesouro, Vince Cable, planos estão sendo desenhados para lidar com todos os cenários. "Estamos pensando sobre todos os possíveis desfechos, inclusive esse. Precisamos lidar com o mundo tal como ele é", afirmou Cable ao jornal britânico The Guardian.

O secretário inglês não detalhou como seria o plano, mas afirmou que, apesar de todo o contexto econômico complexo, o Reino Unido está em melhor situação que a zona do euro. "Nós temos estabilidade política e financeira. O que ainda não temos é crescimento substancial", disse Cable.

Sobre a Itália, o secretário afirmou que há um certo pessimismo exacerbado por parte dos investidores, e que a situação italiana está muito longe de se assemelhar à da Grécia. "Eu não acho que deveríamos entrar em pânico por isso, e ainda que a situação seja difícil e nós sejamos inevitavelmente afetados por ela, o pessimismo extremo não é justificável nesse caso", disse o secretário.

Dissolução do euro - Com a crescente instabilidade política e econômica na Itália e na Grécia, ganhou força na imprensa europeia a hipótese de esfacelamento da zona do euro. Integrantes graduados de países da União Europeia começaram a vazar planos de Alemanha e França para diminuir a quantidade de países na união monetária -- e, talvez, padronizar taxas e impostos. E analistas de periódicos internacionais passaram a demonstrar explicitamente a preocupação com o futuro da moeda única.

Os primeiros rumores partiram de fontes ouvidas pela agência Reuters, que garantiram que as conversas entre as duas maiores economias da eurozona têm acontecido há meses, e em todos os níveis de governo. “Precisamos estabelecer a lista exata de quem não quer mais fazer parte do clube e de quem simplesmente não pode mais fazer parte”, disse um representante de um dos países à Reuters.

Reparo-big-ben-londres-20100812-size-598

Londres: Tesouro britânico se prepara para o pior (Oli Scarff/Getty Images)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
veja.com.br

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário