Programa de renegociação de dívidas pode ser criado entre Mapa e BNDES

Publicado em 11/11/2011 13:48
O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) participou de uma audiência com o ministro interino da Agricultura, José Carlos Vaz, no final da tarde de ontem (9/11) em Brasília. Na pauta a situação dos produtores de maçã e milho em Santa Catarina. Participaram da audiência deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária, representantes da Conab e técnicos do Ministério da Agricultura.

Conforme Colatto, os produtores de maçã estão preocupados com a crise financeira que o setor enfrenta, seriamente agravada na Safra 2010/11, principalmente com as ocorrências de granizo e geada, e que agora precisa de reestruturação. “Os bancos estão cobrando e os produtores não tem como pagar”, enfatiza. Segundo Colatto, somam-se R$ 600 milhões de dívidas vencidas e vincendas e é necessário uma renegociação que os beneficiem para a atividade continuar sendo viável, do contrário sua continuidade estará ameaçada.

Vaz informou que na segunda quinzena de novembro o Ministério se reunirá com o BNDES para desenhar um Programa de Renegociação das dívidas vencidas, que chegam a soma de R$ 380 milhões. “O BNDES sinalizou boa vontade em criar o programa”, disse o ministro. Depois de elaborado o programa será apresentado ao Ministério da Fazenda para encaminhamentos.

Quanto à questão do milho, Colatto recebeu a informação de que será feito um novo leilão para remover mais grãos para o Estado. “O que foi removido e que ainda tem para ser enviado não atenderá a demanda existente no Estado. Precisamos de mais milho e se possível um número maior de aquisição por produtor”, enfatizou Colatto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Dep. Valdir Colatto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário