Fase internacional do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil conta com 61 lotes

Publicado em 15/11/2011 13:21
Das amostras de café aprovadas, 49 são de Minas Gerais, 7 da Bahia, 4 de São Paulo e uma do Paraná.
O júri nacional do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011 definiu as amostras que irão para a fase internacional do certame. Após análise dos cafés com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida, 61 lotes, de um total de 123, obtiveram nota superior a 84 pontos (escala de 0 a 100) e passam, nesta semana, pelo crivo da comissão julgadora internacional.

Do total aprovado, 49 amostras são originárias do Estado de Minas Gerais, respondendo por 80,33% dos classificados. Na seqüência, vieram os cafés dos estados da Bahia, com 7 lotes (11,47%), de São Paulo, com 4 lotes (6,56%), e do Paraná, com um lote (1,64%).

Após a análise do júri internacional, presidido pelo guatemalteco Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé) – considerada uma das instituições de excelência em organização de eventos sobre cafés especiais –, as amostras que mantiverem nota igual ou superior a 84 pontos se consagrarão vencedoras do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil. O prêmio é o direito a participar do disputado leilão Cup of Excellence, que será realizado, via internet, no dia 18 de janeiro de 2012.

Em 2011, pela primeira vez nos 12 anos de história do concurso no Brasil, a fase final é realizada na sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), no município de Londrina, entre os dias 14 e 18 de novembro. A cerimônia de premiação ocorrerá, na próxima sexta-feira, durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (FICAFÉ 2011), na cidade de Jacarezinho.

A lista com os lotes de café classificados para a fase internacional pode ser acessada no site da BSCA: https://www.bsca.com.br

Cup of Excellence
 no Brasil - Idealizado e organizado pela BSCA desde 1999, o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil vem se consolidando, anualmente, como o principal instrumento de divulgação e promoção da alta qualidade dos cafés especiais produzidos nas diversas regiões do País. Aberto a todos os produtores brasileiros da espécie “Coffea Arabica”, colhidos na safra 2011 pelos sistemas de preparo de via seca (Café Natural) e via úmida (despolpados, cereja descascado e cereja descascado desmucilado), o concurso e o leilão vêm ao encontro da missão da BSCA, que é a de representar nacionalmente os produtores de cafés especiais e realizar um trabalho sério de divulgação da excelência da produção brasileira.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ascom bsca

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário