Congresso Brasileiro de Mandioca movimenta Maceió (AL)

Publicado em 15/11/2011 13:25


 

A cultura da mandioca será o principal assunto de capital alagoana desta quarta-feira (16) até este sábado (19), quando acontece naquela cidade o XIV Congresso Brasileiro da Mandioca e a Primeira Feira da Mandioca. O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, das 17h às 22h, e deve reunir em torno de quinhentas pessoas, entre produtores rurais, industriais do setor (farinha e amido), técnicos agrícolas, técnicos de indústrias, pesquisadores, e, autoridades políticas e setoriais. Inscrições antecipadas podem ser feitas no site www.mandioca2011.com.br

 

A estrutura do evento prevê intensos debates sobre as novas tecnologias e os rumos da cadeia produtiva da mandioca, por meio da realização de mesas redondas, conferências, painéis e apresentações de trabalhos técnicos. A programação inclui, ainda, oficinas sobre como preparar produtos à base de mandioca; estandes destinados a instituições de ensino, pesquisas e finanças; exposição de equipamentos voltados à mandiocultura; e, a construção de uma mini destilaria de álcool e cachaça à base de mandioca.

 

A Feira destinará, ainda, um espaço ao Sebrae Nacional para apresentação dos projetos desenvolvidos pelo sistema, com a participação de oito Estados do Brasil. Serão mostrados nesse espaço os projetos e ações desenvolvidos em prol dos agricultores familiares. O Programa dos Arranjos Produtivos Locais também será exposto no estande do Sebrae.

 

De acordo com Eloízio Junior, Presidente do Congresso, o encontro vai proporcionar aos diversos segmentos socioeconômicos do País, maior aporte de conhecimento das novas ferramentas e tecnologias destinadas à cultura da mandioca, e seus derivados. “Enquanto o Congresso repassará as informações sobre as novidades da pesquisa, na Feira, que acontece em paralelo, mostraremos os resultados da pesquisa no cotidiano dos produtores e empresários envolvidos com a cadeia produtiva”, observa Eloízio.

 

O Coordenador da Primeira Feira da Mandioca, Régis Jackson diz que “a Feira integrada ao Congresso vai possibilitar aos diversos segmentos econômicos e sociais o conhecimento detalhado do grande potencial da mandioca como matéria-prima para fabricação de álcool; na alimentação humana e animal; e, principalmente, como subproduto de diversos outros produtos industrializados, por meio da extração do amido contido na raiz”.

 

Será disponibilizada no local uma praça de alimentação, com apresentações culturais envolvendo artistas do Nordeste. Acontecerá, também, um concurso de culinária – pratos à base de mandioca e derivados – que concederá prêmios aos melhores. Haverá, ainda, entrega de Prêmios de Honra ao Mérito Agronômico como reconhecimento a pessoas que prestam relevantes serviços ao setor mandioqueiro no País.

 

O evento é uma realização da SBM (Sociedade Brasileira de Mandioca), e conta com apoio da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca), Embrapa, Sebrae, Universidade Federal de Alagoas, Governo de Alagoas, entre outras entidades de classe, como a Abeman (Associação dos Beneficadores de Mandioca do Estado de Alagoas).

 

Mais informações:

www.bccom.com.br/mandioca

https://www.mandioca2011.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ascom bcc

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário