Adab certifica 137 cultivares de algodão na Bahia em regularidade com as ações de Defesa Fitossanitária

Publicado em 20/06/2013 10:42

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), emitiu, na atual safra, 137 Certificados de Regularidade aos produtores que implantaram a cultura do algodão e que vem atendendo as demandas estratégicas de Defesa Fitossanitária, visando à manutenção e sustentabilidade do agronegócio. No dia 10 de maio de cada ano, os cotonicultores do Estado credenciados no Programa de Incentivo à Cultura do Algodão da Bahia (Proalba) são certificados pela Agência com base na Legislação Fitossanitária do Algodão. O Certificado de Regularidade torna-se necessário para que o produtor possa pleitear o incentivo fiscal, reduzindo em até 50% o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Serviços (ICMS), regulamentado no decreto nº 8.064 de 21 de novembro de 2001.
 
Para receber a certificação, os produtores precisam atender os requisitos exigidos pela Adab e pelo Proalba como fiscalizações da data limite de plantio, condução da cultura quanto ao controle de pragas (principalmente do Bicudo), uso correto de agrotóxicos e devolução de suas embalagens vazias e o cumprimento da data limite para o arranquio das soqueiras, eliminação de tigüeras (plantas voluntárias) e rotação de culturas.
 
“Apenas 12,74% dos produtores não cumpriram as normas do referido programa demonstrando a ampla adesão às normas do Proalba”, salienta o Coordenador do Projeto Fitossanitário do Algodão da Adab, Urbano Cardoso.
 
O algodão representa hoje no mundo, cerca de 50% das fibras naturais e sintéticas usadas pelo homem. “A crescente demanda mundial da fibra contribui para o aumento de área plantada e a melhor prática na manutenção cultural, tornando-se constante na Região Oeste da Bahia, responsável por produzir um dos melhores algodões do mundo”, afirmou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Armando Sá. “Por isso, diante da tamanha importância econômica da cotonicultura para o Estado, a Adab intensificou as ações de defesa fitossanitária no Oeste”.
 
Para o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a cotonicultura vem mudando de rumo em função da implantação de tecnologias compatíveis, sobretudo com a Defesa Sanitária Vegetal e com políticas públicas de promoção à agricultura familiar, com o propósito de geração de emprego e renda, além da fixação do homem ao campo. “As ações em Defesa Fitossanitária do governo para o manejo e combate à lagarta Helicoverpa foi apenas um dos exemplos do trabalho empenhado em prol da cotonicultura do Estado”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seagri-BA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário