Algodão: Abrapa quer rapidez na implantação de painel na OMC

Publicado em 10/04/2014 08:10

A diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) se reuniu com o embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, chefe do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para pedir rapidez na implantação do painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a política agrícola americana, que inclui o conflito com os Estados Unidos em relação aos subsídios do algodão.

“Precisamos minimizar os prejuízos o quanto antes. Não podemos deixar que a Farm Bill mostre seus danos para aí sim começar a agir”, diz Gilson Pinesso, presidente da Abrapa. Segundo cálculos da Associação, a nova legislação agrícola dos Estados Unidos pode trazer distorções de 7% a 13%.

No encontro, ele teve a companhia dos vice-presidentes João Carlos Jacobsen Rodrigues e Milton Garbugio, da presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Isabel da Cunha, e do presidente do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Haroldo Rodrigues. O Itamaraty prometeu agilizar o processo para que o painel de implementação seja iniciado o mais rápido possível. A reunião ocorreu na semana passada.

O contencioso do algodão levou quase oito anos para ser decidido na OMC, que, em 2009, deu ao Brasil o direito de retaliar os norte-americanos em US$ 829 milhões. Em 2010, os países fizeram um acordo e os Estados Unidos passaram a fazer pagamentos anuais de US$ 147,3 milhões ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Em outubro do ano passado, foram suspensos os repasses, sob a alegação de cortes automáticos no Orçamento. Além disso, a nova lei agrícola, aprovada no início de fevereiro, não eliminou os subsídios agrícolas como os brasileiros esperavam.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário