Safra de algodão 19/20 do Brasil deve crescer 5%, com recorde de exportações, diz USDA

Publicado em 05/04/2019 18:27

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de algodão do Brasil deve avançar 5 por cento e bater recorde histórico de 12,5 milhões de fardos na temporada 2019/20, com mais da metade deles destinados para exportação, avaliou nesta sexta-feira o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

Segundo o adido, a área plantada com a fibra será de 1,65 milhão de hectares, um aumento de 5 por cento em relação à estimativa de 2018/19 e maior área dedicada ao algodão desde 1991/92, quando quase 2 milhões de hectares foram utilizados.

Os principais Estados produtores, de acordo com o governo dos Estados Unidos, seguem sendo Mato Grosso, com cerca de dois terços da geração total, e Bahia, que produz de 20 por cento a 25 por cento.

O USDA destacou ainda que a previsão para as exportações é de 7 milhões de fardos, 56 por cento da produção total e também recorde, acima exatamente da temporada atual, na qual o Brasil deve ultrapassar a Índia e se tornar o segundo maior exportador de algodão do mundo, abaixo apenas dos EUA.(https://bit.ly/2UwYI3T)

O departamento pondera, entretanto, que nos anos comerciais de 2018/19 e 2019/20 "os produtores brasileiros devem enfrentar maiores custos e menores preços que durante a temporada anterior".

"O risco político deve continuar tendo impacto notável na taxa de câmbio e, consequentemente, nos preços de commodities no Brasil", acrescentou.

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário