Algodão: Projeto foca em transferência de expertise do Brasil para Mali

Publicado em 02/08/2019 09:42
Missão técnica brasileira esteve no país africano em julho com o objetivo de colher amostras de solo e levantar dados topográficos

O mês de julho foi marcado pela transferência de expertise do Brasil para o Mali, na África. Uma missão técnica brasileira esteve no continente africano para o desenvolvimento das primeiras atividades do projeto de cooperação “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali – Cotton Solos”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Itamaraty, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o governo do Mali, por meio da Compagnie Malienne pour le Développement des Textiles (CMDT).

A iniciativa, que conta com financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), viabilizou visita de especialistas brasileiros ao país africano com o objetivo de colher amostras de solo e levantar dados topográficos das duas comunidades selecionadas pela CMDT para o desenvolvimento do projeto, Bandiagara e Siani. Outra missão do corpo técnico era verificar o potencial de oferta de serviço de análise de solo no laboratório do Institut d'Economie Rurale (IER), em Bamako; e realizar diagnóstico da situação da saúde da família na comunidade de Bandiagara.

Uma das metas do programa é a contribuição com o desenvolvimento socioeconômico do Mali, sobretudo no que se refere à produção agrícola de algodão, que tem o desafio de melhorar a qualidade dos solos destinados à produção algodoeira, com foco no aumento da sua produtividade. Na medida em que grande parte da população do país vive do setor agrícola, o melhoramento dos solos para a plantação de algodão poderá também beneficiar agricultores de outras culturas.

A iniciativa promoverá ainda a capacitação de quadros do CMDT, de modo que a instituição maliense amplie sua capacidade de oferecer assistência técnica aos produtores de algodão, em conservação do solo e água e em fertilidade do solo.

A missão técnica, que ocorreu entre os dias 08 e 19 de julho, contou com 12 integrantes, entre representantes da ABC e da UFLA. Além de encontros com autoridades do Mali, como o presidente da Companhia do Mali de Desenvolvimento Têxtil, a equipe deslocou-se para a região de Koutiala, a 500 km de Bamako (capital do Mali), onde desenvolveu as primeiras pesquisas iniciais sobre erosão e fertilidade dos solos; mapeamento de zonas a serem beneficiadas pelos recursos de infraestrutura do projeto para recuperação de solos nos quais se plantam algodão e milho; identificação de temas para a capacitação de agricultores; e realização de estudos sobre a gestão sanitária e os impactos sobre a saúde dos produtores. Está previsto ainda encontro com o Ministro da Agricultura do Mali, acompanhado do Embaixador do Brasil no país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Instituto Brasileiro do Algodão
Fonte:
IBA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário