Clima favorece e algodão baiano retoma qualidade

Publicado em 24/03/2010 13:30

De acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão - Abapa, as perspectivas são muito boas para a próxima safra no Oeste do estado. Isso porque o clima está ajudando, ao contrário do ano passado, quando a chuva prejudicou muito a produção da cultura na região. “Se chover até 15 de abril, dentro da normalidade para a época, teremos uma boa safra”, diz o presidente da Abapa, João Carlos Jacobsen.

A principal causa do retorno à boa fase da pluma é que fenômeno chamado de veranico, período de estiagem acompanhado por calor intenso e baixa umidade, ocorreu em pontos isolados e por isso não vai prejudicar a produção como em 2009. “Os cotonicultores estão bastante otimistas e esperando melhor produtividade e produção, caso as chuvas continuem com a regularidade com que vêm ocorrendo, pois a lavoura apresenta um bom aspecto vegetativo e fitossanitário. Um período de chuva seguido por um período de sol é o ideal para uma pluma de bom peso e boa qualidade”, conta Jacobsen.

O algodão da Bahia está acima do padrão exigido pelo mercado nacional e mundial, o que facilita a comercialização. Em comparação com os índices nacionais, o algodão baiano tem média superior em 90% das características analisadas, como micronaire, resistência, maturidade, comprimento e uniformidade.

Apesar da expectativa positiva para a safra, o preço continua remunerando mal o produtor. O preço médio da arroba da pluma está em R$ 45. “Para o momento é relativamente bom, mas mal cobre os custos de produção”, afirma o presidente da Abapa. “Os gastos subiram muito e não há mais as margens necessárias.” Para Jacobsen, a arroba da pluma a R$ 50 seria uma boa remuneração.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal da Mídia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário