Americanos sinalizam com mudanças nos subsídios

Publicado em 14/06/2010 13:00
As negociações entre Brasil e Estados Unidos chegaram à fase final. Os americanos sinalizaram com mudanças nos subsídios aos produtores de algodão em reunião encerrada na última sexta-feira em Washington, confirmaram fontes envolvidas no assunto. O conteúdo das ofertas não foi revelado.

Os técnicos vão apresentar a conclusão das negociações aos ministros que compõem a Câmara de Comércio Exterior (Camex) na quinta-feira. Se os ministros decidirem que o acordo alcançado é suficiente, o Brasil pode adiar a retaliação até 2012, quando o Congresso dos EUA vai discutir a reforma da Farm Bill (Lei Agrícola).

Trajetória

A negociação quase terminou em impasse no fim de maio, quando os EUA disseram que não avançariam mais. Foram necessárias mais duas rodadas de discussões: uma em São Paulo e uma em Washington. "Estamos na fase final da negociação, mas não completamos o processo ainda. Os ministros vão decidir se o que alcançarmos será suficiente para prorrogar a retaliação até 2012", disse o diretor do departamento econômico do Itamaraty, Carlos Cosendey.

O Brasil venceu um processo contra os EUA na Organização Mundial de Comércio, que condenou os subsídios aos produtores de algodão. Os EUA não retiraram o apoio aos agricultores e a OMC autorizou a retaliação. No início de abril, o Brasil estava pronto para elevar as tarifas de importação, mas adiou. Os EUA concordaram em conceder um fundo anual de US$ 147 milhões aos produtores brasileiros de algodão.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário