Seagri desenvolve cotonicultura sustentável no Sudoeste da Bahia

Publicado em 14/07/2010 08:01
A cotonicultura da região Sudoeste baiano receberá incentivos para ser desenvolvida de forma sustentável, organizada e segura. É que no dia 16 de julho de 2010 a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) realizará um Dia de Campo do Algodão, como parte das ações do Projeto Fitossanitário da cultura, e lançará oficialmente o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cotonicultura do Sudoeste da Bahia.

Os eventos acontecem conjuntamente, no distrito de Canabrava, a 40 quilômetros do município de Malhada, e visam à revitalização da cultura na região. O trabalho é fruto da parceria entre o Governo do Estado, através da Seagri, o Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Através do Programa, cerca de 500 cotonicultores familiares do Sudoeste baiano serão beneficiados com o trabalho de subsolagem de 1 mil hectares para cultivo do algodão na próxima safra, que se inicia em outubro. A atividade de preparo do solo, de forma diferenciada, será desenvolvida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) em 10 municípios que, associado ao trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural, espera aumentar a produtividade regional de 80 para 150 arrobas de algodão em caroço por hectare. Nessa primeira fase, serão preparados dois hectares de área por agricultor familiar nos municípios de Iuiu, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Candiba, Pindaí, Urandi, Muquém do São Francisco, Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Paramirim.

O especialista e chefe do Departamento de Agricultura da Ebda, Marcílio Seixas explica que durante a execução e duração do Programa do Algodão, que vai de agosto de 2010 a novembro de 2011, serão oferecidas a esses produtores, além do trabalho de subsolagem, todas as condições técnicas, tecnológicas, organizativas e de gerenciamento.

"Através desse trabalho de parceria, será oferecida toda assistência no que diz respeito ao plantio e cultivo do algodão, no monitoramento e supervisão da qualidade do produto nas fases de pré-colheita, colheita, pesagem, pós-colheita, acondicionamento, armazenamento no campo, pesagem, transporte, beneficiamento e comercialização da fibra e devolução do caroço do algodão", explica.

Sobre a realização do Dia de Campo, organizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e que integra as ações do Projeto Fitossanitário da cultura, o objetivo é revitalizar a cotonicultura no Sudoeste baiano, por meio da implantação de tecnologias compatíveis, sobretudo para os agricultores familiares e em especial nas ações de controle da praga do bicudo do algodoeiro. A expectativa da Agência é reunir cerca de mil pequenos produtores.

Segundo o diretor da Adab de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá Nascimento Filho, o Dia de Campo é uma ferramenta importantíssima de difusão tecnológica. "Além de intensificar as ações de defesa, a proposta é organizar a cadeia produtiva como um todo e incentivar o beneficiamento da produção. Para tanto, será anunciada na ocasião a criação do Núcleo Regional do Sudoeste", antecipou. Na oportunidade, a Adab fará o lançamento da segunda etapa do Projeto Sudoeste - Algodão Sustentável, com a entrega de dois veículos para as atividades de fiscalização fitossanitária no território do Sertão Produtivo.

O agricultor familiar que visitar as estações de demonstração, terá conhecimento sobre as técnicas de controle de pragas, o uso de agrotóxicos e o descarte correto de embalagens. Estão programadas ainda discussões sobre a agricultura familiar na cotonicultura regional e o uso atual do algodão adensado no Brasil.

A Bahia é o segundo produtor nacional de algodão com 901.668 toneladas na safra 2008/2009. Desse total, mais de 38 toneladas foram produzidas na região de Guanambi no mesmo período. Para a próxima safra, as estimativas da Adab apontam para uma produção estadual acima de um milhão de toneladas.

Para a realização deste evento, bem como a implantação das ações de assistência técnica, pesquisa e defesa sanitária vegetal, objetivando incrementar a produção do algodão para os pequenos agricultores da região sudoeste, a Adab conta com a parceria da Associação de Produtores de Leite e Algodão de Malhada, Fundeagro, Abapa e Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrosoft

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário