Ampa vai ampliar mercado internacional

Publicado em 21/12/2010 08:03
De acordo com o novo presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Carlos Ernesto Augustin, recém empossado para o biênio 2011/2012, o principal desafio é continuar o trabalho desempenhado pela gestão anterior, especialmente na questão da exportação. Segundo ele, o objetivo é conquistar mais ainda o mercado internacional e melhorar o nível de qualidade da pluma que o Estado produz.

O presidente avalia que o algodão de Mato Grosso vive um bom momento. "Pode-se dizer que hoje nos consolidamos como uma vasta produção com custos menores, mas precisamos estar aptos a avançar cada vez mais", ressalta, acrescentando que uma das prioridades da nova gestão é a consolidação da parceria com os governos estadual e federal na defesa dos direitos dos produtores. Além de conduzir a Ampa, o nova diretoria também administra o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

Fundada em 16 de setembro de 1997, a Ampa nasceu com a finalidade de congregar os produtores em torno de um mesmo objetivo, incentivar de forma organizada a produção de algodão, difundindo a atividade no Estado, orientando e defendendo os interesses dos associados. Afim de incentivar a produção de algodão, a entidade trabalha dentro de conceitos que estimulam a qualidade e produtividade da lavoura. Eles impulsionaram a comercialização e promoção da pluma mato-grossense no mercado nacional e mundial.

Em Mato Grosso, o cultivo do algodão é bastante recente. Sua produção em larga escala iniciou apenas em meados da década de 1990, subindo exponencialmente desde então. Hoje, o Estado é o principal produtor do Brasil, sendo responsável por cerca de 49% da produção e 60% da exportação nacional.
O Estado possui um média 492.000 hectares de área plantada, a produção da pluma ultrapassa 500.000 toneladas por ano, das quais 300.000 são exportadas para países como China, Indonésia, Japão, Argentina, Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário