Etanol de milho: um caminho sem volta em Mato Grosso e no Brasil

Publicado em 12/02/2018 13:22

A transformação de milho em etanol já é considerada um caminho sem volta em Mato Grosso e no Brasil. Com uma tonelada do cereal, além de se produzir 430 litros de etanol, são retirados dali 15 litros de óleo de milho e 550 quilos de DDG (farelo) destinados para a ração animal na pecuária e, ainda, energia elétrica.

A agregação de valor é grande e, segundo especialistas, impulsionar cadeias produtivas como a de eucalipto e a pecuária. Hoje, em Mato Grosso três usinas de etanol flex produzem etanol a partir da cana-de-açúcar e do milho, além de uma usina full que produz o biocombustível 100% através do milho. O estado conta ainda com outros projetos na área que deverão movimentar toda uma cadeia produtiva.

Em setembro de 2017 produtores de milho, indústria e desenvolvedores de biotecnologia se uniram em criaram em Mato Grosso a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), dando assim um ponta pé para o fortalecimento da produção do biocombustível não somente no estado, mas em todo o país.

 

>> Veja notícia completa no site Mato Grosso Agro

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mato Grosso Agro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Fernando Mesquita Fortaleza - CE

    Esse é um interesse tecnologia ( biotecnologia) para a produção do bioetanol, realmente um feito notável na ciência, no entanto os esforços deverem ser voltados para a produção racional, o melhor aproveitamento do que já produzimos e não desviar para outras produções, existem várias técnicas aplicadas hoje para valorizar do resido da indústria sacroalcooleira. Não vejo muita vantagem em produção de biocombustíveis atravéz do milho, já que o produto é utilizado na alimentação humana e animal diretamente.

    16
  • carlo meloni sao paulo - SP

    Etanol de milho-----Parece ser melhor que a cana porque nao se perde nada---Sera' que a sobra do farelo e' financeiramente mais interessante que o bagaço de cana ??

    0