FENASUCRO INTERNACIONAL: etanol de milho e RenovaBio miram mercado asiático

Publicado em 23/08/2019 10:47
Usinas flex já são realidade e podem mudar o cenário nacional frente à demanda do mundo

Considerando a previsão de crescimento da demanda nos próximos dez anos, a produção de etanol deverá passar dos atuais 30 bilhões de litros para 48 bilhões de litros somente para atender as metas do RenovaBio.

Para atender a necessidade dos países asiáticos com o E-10 (China, Índia e Filipinas), que devem adicionar 10% de etanol na gasolina, e o E-20 (Tailândia), que deve adicionar 20% desse biocombustível, será necessária uma produção adicional imediata de 19,4 bilhões de litros de etanol por ano.

Alexandre Godoy, vice-presidente e diretor de engenharia de processos e novas tecnologias da Fermentec, apresentou em palestra na maior feira de Bionergia do mundo - a FENASUCRO -, a expectativa de um cenário de produção totalmente favorável para a implantação de usinas flex, que processam cana e milho, como já existem nos estados da região centro-oeste, que conta atualmente, com quatro usinas instaladas, sendo três com estrutura flex e uma exclusiva de milho. Outras sete unidades estão em processo de instalação.

"O milho não compete com a cana. Pelo contrário, em razão da entressafra ter uma duração de cerca de seis meses, as usinas podem acrescentar o milho para operar nesse período. Além disso, a instalação de uma usina de cana até a sua operação leva em torno de quatro a cinco anos. Uma usina de etanol de milho já pode produzir em um prazo máximo de 18 meses", diz Godoy. A produção de etanol a base de milho surge como elemento estratégico para as usinas das regiões sul e sudeste aproveitarem as oportunidades.

Em relação ao material disponível para a produção, ele observa que a safra de milho no Brasil é suficiente para atender a demanda. De acordo com os dados da Conab, divulgados no início de agosto, em 2019, a produção do grão deve atingir 73,1 milhões de toneladas. "Com 17 milhões de toneladas de milho é possível produzir cerca de 8 bilhões de litros de etanol. Temos produção suficiente para atender a essa demanda", afirma Godoy.

FRENTE PARLAMENTAR

No período da tarde de quinta-feira (22/08) foi realizado o "Encontro da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético", na 27ª FENASUCRO, que teve como objetivo debater os desafios e perspectivas da bioenergia.

O encontro contou com a presença dos deputados federais Arnaldo Jardim, Geninho Zuliani e Franco Cartafina, além de representantes e autoridades do setor.

"Estou animado e entusiasmado ao notar que o Brasil está preparado para retomar o crescimento e o setor de energia verde é fundamental para esse novo período", afirmou Jardim, líder da frente parlamentar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fenasucro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário