Expansão do etanol de milho abre janela de oportunidades para consumo no Brasil
O etanol brasileiro vive uma nova fase de expansão após um longo período de estabilidade na produção de cana-de-açúcar. Nos últimos anos, o setor tem passado por uma transformação estrutural à medida que a cana direciona uma fatia maior de sua produção para o açúcar e o combustível renovável de milho cresce no cenário dos combustíveis de baixo carbono. Neste contexto, especialistas alertam para um desafio imediato: encontrar caminhos para absorver o crescente volume de etanol no mercado interno.
Este é o tema central da 17ª edição da série de lives “Conexão SCA Brasil”, no dia 3 de novembro, ao vivo pelo YouTube e LinkedIn. Com participação do CEO da SCA Brasil, Martinho Seiiti Ono, o programa terá como convidado especial o presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), Guilherme Nolasco.
A conversa abordará desafios e oportunidades em termos de demanda e consumo de etanol, estratégias para manter a rentabilidade dos produtores, além de iniciativas para ampliar o uso do etanol na frota flex, fortalecendo a competitividade do hidratado em diferentes regiões do Brasil.
Atualmente, seis estados — São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — concentram cerca de 80% das vendas do biocombustível no país, reunindo 55% da frota nacional de veículos flex.
0 comentário
Biodiesel amplia uso da soja e reforça oportunidades ao produtor rural
Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético e agroindustrial lançaram hoje a Coalizão pelos Biocombustíveis
Brasil está a caminho de um aumento na produção de etanol em 2026, dizem especialistas
Combustíveis renováveis colocam o agro brasileiro no centro da nova matriz energética e diversificam opções para o produtor rural
Associações indicam riscos da abertura da importação de biodiesel
Produção de biodiesel no Brasil bate recorde em 2025 e setor deve crescer em 2026