Consumo de etanol evitou quase 500 mil toneladas de CO₂ na Paraíba em 2025

Publicado em 12/01/2026 11:03
Por outro lado, no mesmo período, o consumo de gasolina na Paraíba gerou cerca de 1,62 milhão de toneladas de CO₂, enquanto o diesel foi responsável por aproximadamente 1,21 milhão de toneladas de emissões

O consumo de etanol na Paraíba evitou a emissão de aproximadamente 499 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂ equivalente) em 2025, contribuindo de forma significativa para a redução do impacto ambiental do setor de transportes no estado. 

Os dados são do  Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool) e consideram o consumo interno de etanol anidro, aquele adicionado à gasolina em 30%, e do etanol, vendido diretamente nos postos.

Ao todo, foram consumidos 405.635 metros cúbicos de etanol no período, o que equivale a 405.635.000 litros de etanol, volume que resultou em um saldo ambiental positivo, já que o biocombustível evita em até 90% as emissões se comparado à gasolina. 

Por outro lado, no mesmo período, o consumo de gasolina na Paraíba gerou cerca de 1,62 milhão de toneladas de CO₂, enquanto o diesel foi responsável por aproximadamente 1,21 milhão de toneladas de emissões. Para se ter uma ideia da importância desse número, o CO₂ é o principal gás associado ao aquecimento global e à piora da qualidade do ar, especialmente nos centros urbanos. 

Escolha do consumidor consolida avanço ambiental ano após ano

Entre 2021 e 2025, o consumo de etanol na Paraíba cresceu de forma contínua e passou a exercer um papel cada vez mais relevante na redução das emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas.

Na comparação com 2021, quando o uso do etanol evitou cerca de 380 mil toneladas de CO₂, o impacto ambiental positivo cresceu mais de 30% ao longo do período. Isso significa que, à medida que o etanol passou a ser mais utilizado, maior foi a contribuição da Paraíba para a redução da poluição e para o enfrentamento das mudanças climáticas.

“As medidas recentes do governador João Azevedo, de incentivo à utilização do etanol em todo o estado da Paraíba, são coerentes com a política estadual de mudanças climáticas. O gestor público consciente estimula a mobilidade de baixo carbono visando os ganhos para toda a sociedade. Os ganhos do consumo do biocombustível etanol produzido na Paraíba reforçam a economia do estado e alimentam as receitas dos municípios”, disse Edmundo Barbosa, presidente-executivo do Sindalcool. 

Segundo o Sindalcool , entidade que representa as usinas produtoras de etanol no estado, o resultado demonstra que as escolhas feitas diariamente pelos consumidores impactam diretamente o meio ambiente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sindalcool

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário