Blog de Lauro Jardim: "Fundos Estatais investem em empresas deficitárias...

Publicado em 11/05/2014 13:31 e atualizado em 07/07/2014 15:52 863 exibições

Economia

Ajuda externa

atlantico sul

No vermelho há nove anos

O Fundo de Investimento (FI) do FGTS é agora dono de 30% do Estaleiro Atlântico Sul, negócio controlado pela Camargo Corrêa e a Queiroz Galvão que nunca saiu do vermelho desde que foi criado há quase nove anos. O conselho do FI aprovou o aporte de 400 milhões de reais ao estaleiro encalhado.

Vale lembrar que os senhores conselheiros do fundo estão fazendo essa — e muitas outras — apostas de alto risco com dinheiro nosso, dos trabalhadores. Aliás, no Congresso Nacional, dá-se como certo que o FI do FGTS é um escândalo pronto para eclodir.

Sabe quem pleiteava ser o presidente do Conselho do FI-FGTS antes de sua sociedade com o doleiro Youssef ser descoberta? Sim, ele, André Vargas.

Por Lauro Jardim

 

Televisão

Números superlativos

Globo: novos tempos

Globo: equipe de peso na Copa

Somente para as transmissões dos jogos da Copa, a Globo reservou 26 078 diárias de hotel e 4 035 passagens aéreas. São 2 500 funcionários diretamente envolvidos no evento.

Por Lauro Jardim

 

Brasil

Medo do Rio

violencia rio

Estrangeiros assustados

A GP Investimentos realizou há duas semanas um encontro anual no Rio de Janeiro que reuniu todos os investidores internacionais dos seus fundos de private equites.

Quase todos. Alguns declinaram do convite por causa da onda de violência.

Por Lauro Jardim

 

Futebol

60 milhões de reais

Toma que o filho é teu

Toma que o filho é teu

A Odebrecht emprestou ao Corinthians 60 milhões de reais para que as estruturas provisórias do Itaquerão para a Copa sejam montadas. Por enquanto, no escuro. Formalmente, faltam garantias de que receberá o dinheiro.

Por Lauro Jardim

 

Eleições 2014

Previsão do Kassab

Kassab: palpite de polarização entre tucanos e petistas

Kassab: palpite de polarização entre tucanos e petistas

Gilberto Kassab tem dito a interlocutores próximos que no segundo turno da eleição paulista vai dar PT versus PSDB.

Em público, negará até a morte que este seja o seu prognóstico.

Por Lauro Jardim

 

Brasil

Tensão pré-CPI:

Ações em baixa

Atenção com empresa da lista de Costa

A tensão pré-CPI tomou conta da Petrobras. Um exemplo disso é um contrato de terceirização de mão-de-obra de 1,4 bilhão de reais  que pula de mesa em mesa  há  duas semanas.

Motivo: os técnicos relutam em assinar o contrato, franqueado à prestadora de serviços Hope em uma concorrência-relâmpago. Da abertura ao final da disputa foram apenas dez dias.

Segundo a contabilidade de Paulo Roberto Costa apreendida pela PF, a Hope é uma das fornecedoras que contribuía para campanhas eleitorais dos aliados do ex-diretor.

Por Lauro Jardim

 

6:54 \ Brasil

Ministro PR

paulo roberto

Indicado para a Esplanada

Entre as fanfarronices de quem se vangloriava pela proximidade com o poder, o doleiro Alberto Youssef chegou a comentar numa troca de mensagem com interlocutor LA sobre um suposto convite feito a Paulo Roberto Costa para assumir uma cadeira na Esplanada dos Ministérios. A conversa é do dia 13 de março, dia seguinte ao término da reforma ministerial.

“Vc sabia q chamaram PR pra assumir o Ministério?”, perguntou Youssef . “Sabia”, respondeu LA.

A pasta em questão era a das Cidades, até então comandada por Aguinaldo Ribeiro. LA, para a PF, é o deputado Luiz Argôlo (SDD/BA).

Por Lauro Jardim

 

6:08 \ Eleições 2014

Com a benção de Macedo

Macedo: julgamento marcado

Macedo: aliança com Dilma selada em templo milionário 

Dilma Rousseff confirmou sua presença na inauguração do Templo de Salomão, a milionária obra de Edir Macedo que será inaugurada em 31 de julho em São Paulo.

A aproximação com a Igreja Universal é, por enquanto, o único ativo de Dilma com os evangélicos para a campanha eleitoral. Desde 2010, o PT tem dificuldade de lidar com o segmento.

A propósito, o templo, construído “com base nas orientações bíblicas” num terreno de 70 000 metros quadrados, é uma réplica do Templo de Salomão, erguido e destruído duas vezes em Jerusalém, cinco séculos antes do nascimento de Jesus.

Até o fim do ano passado, com 72% da obra concluída, a Universal já havia gasto 413 milhões de reais com o templo.

Por Lauro Jardim

 

Estilo Hirst

damien

Hirst: versão literária e obra de arte

A Companhia das Letras venceu um leilão entre editoras e lançará a biografia do britânico Damien Hirst, o artista plástico vivo mais valorizado do século XXI, gênio para uns, charlatão para outros tantos.

Para o lançamento brasileiro, em 2015, a Companhia das Letras fará duas edições distintas. Uma, de grande tiragem, para ser vendida em livrarias; e outra, de um exemplar, com uma capa do próprio Hirst, a ser leiloada como uma obra de arte.

Por Lauro Jardim

 

Futebol

Dilma convida

Todos na final da Copa

Reunidos na final da Copa

Como terá reunião de cúpula logo depois no Brasil, Dilma Rousseff convidou os presidentes dos países dos Brics para assistirem à final da Copa no Maracanã.

Por Lauro Jardim

 

7:24 \ Eleições 2014

Completamente diferente

lula e dilma

Lula: aprovação muito maior que a da pupila

Em maio de 2010, 76% dos brasileiros consideravam o governo Lula ótimo ou bom, de acordo com o Datafolha. Agora, segundo o mesmo instituto, só 35% têm a mesma avaliação do governo Dilma.

Este é um dos índices que mais têm que ser levados em conta nos prognósticos eleitorais.

Por Lauro Jardim

 

Brasil

Relações íntimas

utc

Sociedade com Youssef

A empreiteira UTC, fornecedora da Petrobras, é sócia do doleiro Alberto Youssef num empreendimento na Bahia, o Web Hotel.

Este três estrelas de Salvador é o único investimento em hotéis do grupo UTC, que fatura 3 bilhões de reais ao ano.

Por Lauro Jardim

 

6:03 \ Brasil

Amigos para sempre

Dores no peito

Youssef: noites no apartamento de Vargas

Sabe onde o doleiro Alberto Youssef costumava dormir quando estava em Brasília? No apartamento funcional do ex-vice-presidente da Câmara, o notório André Vargas.

Uma semana antes de ser preso, Youssef passou uma noite no apartamento do seu atencioso anfitrião.

Por Lauro Jardim

 

Brasil

Três anos

Marcos Pereira: investimento nas redes sociais

Mais filiados desde que Pereira ingressou no PRB

Ex-presidente da Record, Marcos Pereira comemora hoje três anos de PRB: o número de filiados ao partido pulou de 221 776 para 301 897 de 2011 para 2014.

Por Lauro Jardim

 

19:19 \ Congresso

Sem cueca e constrangedor

Foi só André Vargas ser ejetado da vice-presidência da Câmara para o amigão dele, José Guimarães, sair em campanha para assumir o cargo, que acabou no colo de Arlindo Chinaglia. Mas Guimarães fez até vídeo. E que vídeo.

Uma espécie de “entre atos do Guimarães” com longos 12 minutos de duração, sem absolutamente nada de relevante. Citações ao episódio do dinheiro na cueca, então, nem pensar.

Falta tanta substância que mais de um minuto é dedicado à festinha – daquelas típicas de empresas, na linha dos aniversariantes do mês – organizada por Guimarães na liderança do PT da Câmara para comemorar os 63 anos de Lula, no ano passado.

Há a cena clichê de Lula entregando o pedaço de bolo a Guimarães. Constrangedor. A pérola está no Youtube. Ganha uma viagem à Venezuela quem aguentar assistir até o final.

Por Lauro Jardim

 

18:15 \ Brasil

Avanço sem multa

Sinal vermelho para a violência

Sinal vermelho para a violência

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara acabou de aprovar um projeto em benefício de todos os motoristas do país: o perdão das multas por avanço de sinal aplicadas durante a madrugada, entre meia-noite e 5 horas.

De autoria do deputado Felipe Bornier, do PSD fluminense, a proposta poderá transformar em lei nacional um direito garantido a moradores de algumas partes do Brasil, onde a regra está prevista na legislação local.

A ideia é reduzir o número de motoristas vítimas de violência. Em grande parte dos estados brasileiros, parar num sinal no rabo da madrugada significa assinar um atestado de vulnerabilidade.

Mas para virar lei, o projeto tem muito a caminhar: seguirá agora para a Comissão de Constituição de Justiça da Câmara e, depois, tramitará no Senado.

Por Lauro Jardim

 

17:32 \ Eleições 2014

Beijo, Dilma!

Pastor Everaldo publicou no youtube um vídeo com uma mensagem pelo dia das mães. A surpresa ficou para o final da gravação, quando o Pastor despede-se mandando um beijo para a “querida Dilma”, sem rodeios.

Provocação? Ironia? Um poucos de ambos, mas a mãe do Pastor também se chama Dilma, como o próprio explica em seguida no vídeo:

- Um beijo especial para a querida Dilma, minha querida mamãe.

Por Lauro Jardim

 

16:21 \ Congresso

Tesoura cega

Agrado de Renan

Agrado de Renan

Renan Calheiros iniciou o primeiro ano na presidência do Senado falando em cortes de gastos para todos os lados. Podendo capitalizar para o grande público, vale tudo.

Mas desde sempre, sabe-se que a coisa não é bem assim. Esta semana mesmo Renan enviou a todos os 513 gabinetes da Câmara dois livros, com papel de altíssima qualidade. Tratam-se da “Gênese do Texto da Constituição de 1988“, diz nos títulos.

Uma das publicações, com textos, tem 507 páginas, a outra, repleta de gráficos e fac-similes, 467. Difícil é entender a utilidade do agrado com dinheiro público.

Por Lauro Jardim

 

15:31 \ Congresso

Secretária bem paga

A desgraça de Perillo

Generosidade com dinheiro público

A senadora goiana Lucia Vânia (PSDB) corre o risco de encontrar uma fila na porta de seu gabinete. A secretária de Lucia no Senado ocupa um cargo de confiança com o vistoso salário de 14 000 reais.

Outros parlamentares pagam em média 4 000 reais. Nos próximos dias a felizarda funcionária deixará a senadora e passará a dar expediente na Liderança da Minoria, comandada por Wilder Morais, do DEM.

Por Lauro Jardim

 

Brasil

Sinal vermelho

Reajuste à vista

O tamanho do risco

Na reunião de anteontem, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico cravou pela primeira vez – e com precisão – o risco de falta de energia do sistema elétrico. Diz o Comitê, em nota:

- Simulando-se o desempenho do sistema por meio de 2 000 séries sintéticas de afluências, os valores para o risco de qualquer déficit de energia passam para 6,7% e 1,9%, para as regiões Sudeste /Centro-Oeste e Nordeste, respectivamente.

Como o limite considerado tolerável para garantir o abastecimento do sistema com segurança é de 5%, já se cruzou o sinal vermelho.

Por Lauro Jardim

 

13:23 \ Brasil

Dirceu e Joaquim

Rápida parada antes do mensalão

Nas mãos de Barbosa

Joaquim Barbosa deve anunciar no final do dia se José Dirceu poderá ou não trabalhar num escritório de advocacia enquanto cumpre pena.

(Atualização, às 16h19: Joaquim Barbosa negou o pedido de José Dirceu para trabalhar fora da Papuda).

Por Lauro Jardim

 

12:34 \ Cultura

Só pagando

Flip: evento literário em julho

Flip: evento literário em julho

Está instalada uma crise em um dos maiores eventos literários do Brasil. As editoras estão revoltadas com a nova política comercial da Feira Literária Internacional de Paraty. Antes, todas poderiam levar seus autores para a Flip de graça. Agora, terão que pagar 18 000 reais para participar do evento, que começa em 30 de julho.

(Atualização às 21h58: a assessoria de imprensa da Flip entrou em contato para informar que “não existe política comercial da Festa Literária Internacional de Paraty, e sim um plano de captação de recursos para a realização de um projeto que é referência no cenário cultural do país”. O Radar mantém a informação que foi pedido o valor de 18 000 reais para as editoras que vão participar do evento.) 

Por Lauro Jardim

 

11:37 \ Esportes

Sobrou para a Odebrecht

Nova

Com o pepino

Demorou, e como, mas as estruturas provisórias – o chamado overlay – do Itaquerão para a Copa estão, finalmente, sendo erguidas. Uma parte está sendo tocada pela GL Events, que faz o mesmo trabalho em vários estádios da Copa; e outra pela Stillo’s, indicada pela direção do Corinthians.

Então, está tudo resolvido, certo? Não.

Odebrecht está adiantando a grana que, pelo contrato feito com a Fifa, tem que ser paga pelo Corinthians, mas ainda é preciso mais. É necessário ainda o o.k. oficial da CEF. Além disso, a Prefeitura precisa assegurar a liberação de todos os Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento.

Por Lauro Jardim

 

10:34 \ Partidos

Amansando os mineiros

Temer recebeu Alves

Na expectativa por quarta-feira

Michel Temer passou a semana passada costurando um pacto de paz com a bancada do PMDB de Minas Gerais, um dos focos de alta rebeldia do partido. Ao menos na palavra, a turma parece ter amansado.

Temer conta com o que lhe foi prometido: o PMDB mineiro oficializará na quarta-feira o apoio à manutenção da aliança nacional com o PT, em outras palavras, a reeleição de Dilma Rousseff.

Por Lauro Jardim

 

9:34 \ Religião

Investimento anti-rivais

Macedo: limando os adversários

Macedo: limando os adversários

Edir Macedo vai gastar cerca de 5 milhões de reais por mês para ter 22 horas diárias da programação da CNT. Macedo, com isso, varreu de vez do canal rivais como Valdemiro Santiago e Silas Malafaia.

Por Lauro Jardim

 

8:32 \ Governo

O vice de Lindbergh

Lindbergh: alianças fechadas

Lindbergh: alianças fechadas

Lindbergh Farias bateu o martelo: o ambientalista Rogério Rocco (PV), ex-superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, será o seu vice nas eleições deste ano.

Com o PV e PCdoB, Lindbergh chega a quatro minutos de tempo de TV.

Por Lauro Jardim

 

7:21 \ Congresso

Lista do pânico

pf

Empresas doadoras no centro da investigação

Assessores, deputados e senadores passaram o dia de ontem examinando a lista publicada pelo site de VEJA com os nomes dos 121 parlamentares que receberam doações de campanha das empresas investigadas pela Polícia Federal, na Operação Lava-jato.

As excelências e funcionários de seus gabinetes que ainda não tinham lido a reportagem andavam frenéticos atrás de jornalistas querendo saber de novas informações sobre a tal lista-bomba. E, mais importante, quais nomes constavam na relação.

Por Lauro Jardim

 

Diversos

Novos tempos

Xuxa: de volta a Som Livre

Xuxa: de volta a Som Livre

A Som Livre trabalha para não repetir o malogro dos últimos projetos de Xuxa, de volta à gravadora que deixou há seis anos. Os últimos dois projetos da apresentadora na Som Livre geraram prejuízo de 800 000 reais.

Xuxa chegou a vender um total de onze milhões de cópias de quatro edições do Xou da Xuxa no fim da década de 80. Ninguém tem esperança de que as vendas voltem a esse patamar, mas a Som Livre espera ao menos não ficar mais no vermelho com a rainha dos baixinhos.

Por Lauro Jardim

 

6:02 \ Congresso

É o medo

Fugindo da notificação

Esgueirando-se do inevitável

André Vargas segue na sua brincadeira de gato e rato com o Conselho de Ética da Câmara (Leia mais aqui eaqui). Um funcionária do colegiado está em Londrina, tentando localizá-lo. Já esteve em dois endereços, e nada de encontrar o sócio de Alberto Youssef.

Vargas, como se vê, lançará mão de toda e qualquer estratégia – as mais rasteiras, principalmente – para tentar adiar sua degola política na Câmara. Bem ao seu estilo.

Por Lauro Jardim

 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

19:46 \ Congresso

O feitor e o acusado

Encontro fortuito

Encontro fortuito

Tudo acontece em Brasília. Pois hoje o presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar, encontrou logo com quem no aeroporto da capital: o amicíssimo de Albert Youssef, Luiz Argôlo, contra quem será aberto um processo no colegiado.

Argôlo não passou recibo e foi cumprimentar o colega. Ao vê-lo, Izar manda:

- E aí, tudo bem? Sabe que chegou uma representação contra você no conselho, né?

Argôlo, então, entrega-se:

- Estou sabendo. Por isso que não está tudo bem.

Izar não se contém e finaliza:

- Eu imagino…

Por Lauro Jardim

Tags:
Fonte:
Blog Lauro Jardim (VEJA)

0 comentário