Frigoríficos perdem lucratividade diante dos altos custos de produção

Publicado em 29/03/2012 11:18
Embora o Brasil esteja iniciando um novo ciclo da atividade pecuária, com maior oferta de bois, a perda de lucratividade dos frigoríficos vêm se consolidando gradativamente diante dos altos custos de produção e da dificuldade de repassar os preços do boi ao varejo.

A endividamento dos frigoríficos foi contraído ao longo dos últimos cinco anos, com investimentos na ampliação das operações, muitas vezes por meio de aquisições. "A expansão dos frigoríficos começou em tempo de arroba barata, mas o passo foi maior do que a perna - e agora, que seria a hora de amortizar as dívidas, eles não estão conseguindo", diz o analista de Carnes da MBAgro, César de Castro Alves realçando que o preço das rações e a dificuldade de se repassarem os custos ao consumidor agravam o cenário negativo. "As empresas foram pegas por uma pressão de custo muito grande no ano passado, e nada indica que haverá alívio neste ano."

A expectativa é de que os custos aumentem ainda mais ao longo de 2012 em função do défcit na oferta mundial de grãos. "E, neste ano, vai ser dífícil fazer resultado em cima de preço. Os consumidores já sentem qualquer alteração. Os preços já estão no limite", afirma Castro Alves.

Com informações do DCI.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário