Vacinação contra febre aftosa começa no dia 1º de maio em Minas

Publicado em 24/04/2012 08:13
Terá início dia 1º de maio, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa nos rebanhos dos principais estados pecuários brasileiros e no Distrito Federal. O lançamento oficial da vacinação em Minas Gerais, que se estende até o dia 31 de maio, acontece no dia 3, às 10 horas, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, durante a solenidade de abertura da 78ª ExpoZebu.
 
A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é que nas 346 mil propriedades rurais distribuídas nos 853 municípios mineiros, sejam imunizados 23,8 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades. O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, salienta que a erradicação definitiva da febre aftosa ainda necessita que a vacinação dos animais seja mantida em todo o território. “A meta do Governo de Minas para esta etapa da campanha é de vacinar 100% do rebanho mineiro”, afirma.
 
Altino Rodrigues Neto alerta ainda, que nesta primeira etapa de vacinação contra a aftosa, além da nota fiscal da vacina e a declaração de todo o gado vacinado, o produtor deverá entregar ao escritório do Instituto uma cópia da conta de luz de sua propriedade rural.
 
Nos últimos anos, Minas Gerais adquiriu um conceito de seriedade e credibilidade do trabalho desenvolvido pelos produtores rurais, lideranças e órgãos governamentais, que precisa ser preservado. É uma conquista que está representando a possibilidade estratégica de sua inserção no mercado nacional e internacional da carne bovina.
 
O Brasil, sob a coordenação do Ministério da Agricultura. Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor agroprodutivo, segue na luta contra a febre aftosa em busca de um país livre da doença. O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implementação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
 
De acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, o Brasil deve alcançar até dezembro de 2012 a meta de ser um país livre de febre aftosa com vacinação. “Essa é a vontade política da Presidência da República e do nosso governo”, ressaltou, ao participar do programa Bom “Dia Ministro”, na última quinta-feira, 19, em Brasília. O prazo definido anteriormente pelo governo era 2013.
 
Para o ministro, é possível cumprir os desafios internos, pois o nosso rebanho tem o controle sanitário de que necessita. “O Brasil está fazendo a campanha de vacinação de que precisa fazer, além de estar cuidando das nossas fronteiras como devemos cuidar. Entretanto, ainda não estamos livres do risco da doença”, afirma.
 
A vacinação contra a febre aftosa é de responsabilidade dos produtores rurais, que devem comprovar a aquisição da vacina em quantidade compatível com a exploração pecuária sob a responsabilidade dos mesmos e declarar sua aplicação dentro dos prazos estabelecidos pelo serviço oficial de cada estado.
 
Os estabelecimentos distribuidores ou revendedores cumprirão as determinações dos serviços veterinários oficiais referentes à conservação, comercialização e controle de vacina contra a febre aftosa. O produto somente poderá sair do estabelecimento revendedor em condições que permitam a adequada conservação de sua temperatura (2º a 8º graus) durante o transporte até a propriedade rural, principalmente para aquelas que possuem um número reduzido de animais para vacinar.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ima

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário