Mercado do Boi: Alta dos grãos estimula alta do confinamento

Publicado em 30/07/2012 15:32 e atualizado em 30/07/2012 16:04
Por Lygia Pimentel, médica veterinária, pecuarista e analista de commodities
Desculpem-me pela ausência, pessoal. Tivemos luto na família e algumas outras complicações. Por isso, serei breve e a partir de agora escreverei apenas quando tiver tempo, mas prometo voltar ao ritmo normal assim que possível.

A questão é que o custo do confinamento subiu. Esse recente rally vivenciado pelos grãos por complicações climáticas concomitantemente com a queda brusca dos preços do boi tirou a margem da atividade. A grande maioria que negocia hoje sem proteção financeira entrou no vermelho, definitivamente.

O valor do boi no mercado físico atingiu um patamar que não se via desde agosto de 2010, na casa dos R$ 89,00 com base São Paulo! Os abates aumentaram e as escalas estão longas historicamente.

E a pergunta que temos feito é: se o pessoal está tomando tinta agora, será que se arriscarão a girar o segundo turno?

Na semana passada, ouvi um comentário dizendo que o pessimismo do mercado não seria suficiente para comprometer  o volume de animais confinados no segundo giro. O argumento é que os grandes confinadores estão protegidos pela Bolsa entre 103,50 e 104,00 e que isso seria capaz de manter a oferta de animais confinados.

Tudo bem, mas vamos lá: o que a Bolsa representa frente ao total confinado no Brasil? E ainda, frente ao que temos em Bolsa, qual a participação de produtores hedgers nisso, ou seja, aqueles que procuram proteção financeira? Observem a tabela 1.

Clique aqui para ampliar!

Na tabela acima, temos o número de contratos futuros em aberto, o número de contratos de CALLs, PUTs e a soma de tudo junto. Também calculamos o número de arrobas negociadas em Bolsa e o volume de animais que essas arrobas representam. Ainda, calculamos qual é a participação desses contratos frente ao total confinado no Brasil. 

Também consideramos os contratos futuros vendidos pela pessoa física (PF), os lotes de CALLs e PUTs comprados por esse mesmo tipo de participante e novamente, comparamos com o total confinado no Brasil.

Respondendo à primeira perguntafeita anteriormente, hoje temos uma estimativa de 4,18 milhões de cabeças confinadas para 2012. Diante deste cenário, consideraremos os contratos em aberto de futuros e opções somados, que nos dá um total de 73.708 contratos. 

Como cada contrato representa 330 arrobas, ou aproximadamente 20 animais, e considerando uma média de peso ao abate de 17@, temos que a Bolsa representa hoje um efetivo de 1,43 milhão de animais. Lembrando, consideramos futuros, CALLs e PUTs.

Em outras palavras, o total da Bolsa hoje representa 34% do confinamento brasileiro, sem considerarmos o boi de pasto.

Considerando apenas os contratos futuros em aberto, temos um total de 24,6 mil contratos, o equivalente a 478 mil cabeças, ou 11% do confinamento brasileiro estimado para 2012.

Obviamente, sabemos que o mercado futuro não é constituído apenas por hedgers. Aliás, eles representam uma menor parte deste mercado. Mesmo assim, só para fins de comparação, simularemos que o pecuarista é representado pela Pessoa Física na posição vendida. Também sabemos que a PF não é 100% constituída por pecuaristas, mas apenas para termos uma ideia, fiz a comparação.

Então, considerando os contratos futuros vendidos pela PF, temos uma representatividade de 0,07% protegido frente ao total confinado, que é de 4,18 milhões. O volume é pífio!

Quando consideramos opções, a situação fica ainda mais inconsistente. 

Temos 1,4 mil CALLs compradas pela PF, o que representa 0,03% do total confinado, e 806 (!) PUTs detidas pela PF, o que representa 0,02% do total confinado.

Se considerarmos o total de contratos em aberto de opções, temos 12% de representatividade para as CALLs e 11% para as PUTs, como sugere a tabela acima.

Como já disse, sabemos que a Bolsa não é composta exclusivamente por produtores. Aliás, longe disso! Na melhor das hipóteses, teríamos 34% da produção em confinamento protegida em Bolsa e os outros 66% vulneráveis à desvalorização do preço do boi e da valorização dos insumos.

Assim sendo, vejo que muitos dos pecuaristas que estão no prejuízo com o primeiro turno poderão ser desencorajados a confinar no segundo tuno por não terem conseguido a oportunidade de segurar a peteca através do hedge. E isso, definitivamente, poderá complicar a oferta no futuro. As chances são grandes. Pensemos nisso com base em números concretos! Abraços a todos e até breve.

“Não teme nem desanima quem se convence que é mantido pelo poder divino e tem a certeza que Deus o auxiliará em todas as suas necessidades. Quem ama Deus nada lhe falta.” Santa Teresa de Jesus. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrifatto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Adriano Silva mococa - SP

    Boa Tarde Pessoal,

    O cenário vai ser o mesmo, os custos de produção serão maiores para segundo turno com alta dos grãos e outros e o mercado vai pagar o que quizer como hj, ainda mais com alta significante no confinamento 2012. Na minha opinião, confinou, dançouuu

    0