PR: Campanha de aftosa começa nesta sexta-feira (01)

Publicado em 01/11/2013 15:21
Nesta etapa, todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser vacinado até o dia 30 de novembro.

Pecuaristas devem ficar atentos à segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa, que iniciou nesta sexta-feira, 01, e vai até o dia 30 de novembro. Nesse mês, todo o rebanho bovino e bubalino do Paraná deve ser vacinado.   

A primeira etapa, em maio, foi destinada a animais de até 24 meses, que serão vacinados novamente em novembro. 

A comprovação da vacinação pode ser feita pelo site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) ou em unidades da Seab/ Adapar. A multa para o produtor que não vacinar ou comprovar a vacinação será de R$107,58 por cabeça, além de não poder retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), ou seja, não poderá transportar o animal.

O produtor deve comprar a vacina nas casas agropecuárias, solicitando a Nota Fiscal.  Vale lembrar, que a dose da vacina é de 5 ml para todos os bovinos e búfalos, independente do peso e tamanho. Além disso, é preciso ter cuidado com a temperatura da vacina que deve ser conservada de 2ºC a 8 ºC.

Segundo a Adapar, o Paraná é área livre de febre aftosa ao lado de outros 14 estados no país, com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE. Nesse ano, o Paraná pretende vacinar 100% do rebanho de bois e búfalos, que é de cerca de 9, 4 milhões.

É importante destacar que durante a comprovação de vacinação, o produtor também deve atualizar os dados de rebanho para que Seab e Adapar mantenham o cadastro das propriedades atualizado.
 
Trânsito animal durante a campanha

O transporte dos animais durante a campanha será autorizado após a realização da vacinação e da comprovação, tendo que aguardar o prazo previsto para movimentação, após a aplicação da vacina.            

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sind. Rural de Guarapuava

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário