Classificação de risco para febre aftosa em Roraima cai de alta para média

Publicado em 12/08/2014 18:30

O estado de Roraima teve sua classificação para febre aftosa alterada hoje (12) de risco alto para médio em relação à doença. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, assinou instrução normativa alterando a classificação, em Boa Vista, capital do estado. Roraima, Amapá e Amazonas são as três áreas no país ainda não declaradas livres da doença.

Com a mudança no status de Roraima, o estado junta-se ao Amazonas, também considerado de médio risco. O Amapá ainda é catalogado como uma região de risco elevado. Segundo o Ministério da Agricultura, o último caso de febre aftosa em Roraima foi no município de Caroebe, em 2001. O reconhecimento de Roraima como zona de médio risco para a doença será publicado amanhã (13) no Diário Oficial da União.

O objetivo do Ministério da Agricultura é que em 2015 o Brasil seja reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como país livre da febre aftosa. Atualmente, a OIE reconhece 23 estados brasileiros e o Distrito Federal como livres da aftosa, com vacinação. O estado de Santa Catarina é o único a ter o status de livre da aftosa sem necessidade de vacinação. Segundo o ministério, o Brasil se mantém sem ocorrência de febre aftosa há oito anos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário