Contratos futuros do boi na BM&FBovespa atingem máximas com baixa oferta e seca

Publicado em 13/10/2014 16:32

LOGO REUTERS (16408)

(Por Roberto Samora)

Os contratos futuros da arroba do boi negociados na BM&FBovespa atingiram máximas históricas nesta segunda-feira, com a persistência do tempo seco aumentando as preocupações sobre a recuperação das pastagens, o que pode atrasar a engorda do gado criado no pasto após um ano de baixa oferta.

"Não tem boi... Não chove, está uma falta de chuva, já era para estar com pasto verde... É a pior situação em 25 anos", afirmou à Reuters o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Luiz Claudio Paranhos.

O preço da arroba ficou sustentado ao longo de 2014 com uma oferta apertada de animais prontos para o abate, após uma das piores secas da história no Sudeste durante o último verão, somada a problemas estruturais do setor.

Os vencimentos outubro, novembro, dezembro e janeiro da BM&F marcaram novas máximas de contrato nesta segunda-feira, com o dezembro operando em um pico de 137,43 reais por arroba por volta das 16h15. O contrato outubro superou 135 reais.

O mercado futuro tem espelhado o físico. Os preços da arroba do boi gordo no Estado de São Paulo fecharam a semana passada com valor nominal recorde, segundo o Indicador Esalq/BM&FBovespa, que apura os preços à vista, a 131,84 reais.

Grande parte da pecuária brasileira é extensiva, o que explica o impacto da seca para a oferta de animais prontos para os frigoríficos.

Nesta época do ano, de entressafra de gado, a oferta de animais criados em confinamentos ajuda garantir o abastecimento aos frigoríficos.

Mas nem o gado confinado, cuja oferta é menor mas concentrada neste período do ano, está segurando os preços, disse Paranhos.

"Além do clima, os confinamentos não deram conta... é uma série de fatores convergentes (para a alta)", afirmou.

O único limitador para o preço da arroba seria um arrefecimento no consumo interno de carne bovina, pelos preços em patamares elevados, segundo especialistas.

Os preços em alta levam consumidores a procurarem opções à carne bovina.

As altas temperaturas e a falta de chuva previstas para esta semana também deverão afetar áreas de café e cana-de-açúcar do Brasil, ameaçando reduzir mais do potencial produtivo das lavouras, disseram meteorologistas nesta segunda-feira. No caso da soja e do milho, a seca tem atrasado o plantio.

A Somar Meteorologia e outros especialistas esperam que as precipitações mais fortes e generalizadas retornem somente depois de 23 de outubro, quando uma massa de ar seco sobre o Sudeste do Brasil será rompida. Isso permitirá que as frentes frias tragam umidade às regiões produtoras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário