Boi: Mistura entre feijão e milho amplia em 50% proteína para engordar rebanho

Publicado em 28/05/2015 07:46

Um estudo coordenado pela Embrapa apontou ganho de até 50% do teor de proteína na alimentação animal com o acréscimo do feijão-guandu na silagem de milho. Os experimentos indicam adição entre 10 e 20% de guandu ao milho. Os primeiros estudos foram realizados em Campo Grande (MS). O gado alimentado com essa mistura teve ganho de peso real de 13%. O consórcio milho-guandu foi produzido para suprir a falta de nutrientes sentida pelo rebanho no período da seca.

"No volumoso de milho solteiro, o nível de nutrientes digestíveis totais (NDT) é de 61% e a proteína, 9%. Com a adição de 10% de guandu, o NDT cai para 58%, mas a proteína bruta sobe para 11,5%. Já com 20% da leguminosa, o NDT vai para 57% e a proteína atinge 13,5%. Consideramos a faixa entre 10 e 20% ideal, com aumento no valor da proteína em até 50%, o ganho proteico é maior do que a perda de energia", explica José Alexandre Agiova da Costa, pesquisador da Embrapa.

Leia a notícia na íntegra no site Só Notícias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário