Uruguai: carne bovina ainda é carro-chefe das exportações, segundo relatório anual

Publicado em 14/10/2016 14:55

A carne bovina vem sendo o carro-chefe da agropecuária do Uruguai. É o que diz Laura Piedrabuena, diretora da Direção de Estatísticas Agropecuárias (DIEA) do Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do país, durante o ato de lançamento do Anuário Estatístico Agropecuário, realizado na última quarta-feira (12).

A economista fez essa afirmação quando explicou um dos principais dados que contém a publicação: o peso que tem cada um dos produtos na produção agropecuária no conjunto das exportações realizadas pelo Uruguai. Em 2015, o Uruguai exportou cerca de 7 bilhões e 675 milhões de dólares em produtos de origem agropecuária.

Deste número, 36,7% das exportações são provenientes da pecuária, 22,77%, da agricultura e 11% de produtos florestais - vale lembrar que se consideram as exportações para as zonas francas, mas não as de celulose para o exterior, para as quais o peso do setor florestal é maior.

"O país segue sendo um grande exportador de produtos pecuários, o que cresce em maior número do que a agricultura" pontuou Piedrabuena.

Os 36,7% do setor pecuário são compostos por carne bovina (19,1%), produtos lácteos (8,1), couro (4,1), lã (3,1), gado em pé (1,5%), carne ovina (0,7%) e ovinos em pé (menos de 0,1%).

As exportações do setor agropecuário em geral têm um importante peso para o país, de 74% sobre as exportações gerais. Segundo a economista, este anuário "mostra que o setor agropecuário segue sendo muito importante para a entrada de dinheiro para o país".

Importações

O Anuário Estatístico Agropecuário aponta também que, em 2015, foram importados 155 milhões de dólares em produtos agrícolas e sementes, 117 milhões de dólares em produtos florestais, 103 milhões de dólares em produtos cárnicos e demais alimentos, 55 milhões de dólares em lã, 44 milhões de dólares de produtos para a pesca, 28 milhões de dólares em frutas secas, 9 milhões de dólares em vinhos, 10 milhões de dólares em batatas, 8 milhões de dólares em hortaliças e leguminosas secas e 2 milhões de dólares em flores, totalizando 532 milhões de dólares em exportações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta, com informações do El Observador
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário