Boi: Ritmo lento nas negociações do mercado de reposição no Tocantins

Publicado em 18/07/2017 11:15

Apesar da procura enfraquecida, devido às incertezas relacionadas ao mercado do boi gordo, a oferta restrita dos animais de reposição manteve as cotações dessas categorias estabilizadas nas últimas semanas.

Entretanto, expandindo a análise para o início do ano, os recuos registrados nos preços são de 5,1% para o boi magro (12@), 7,8% para o garrote (9,5@), 7,3% para o bezerro (7,5@) e 5,0% para o bezerro de desmama (6@) no Tocantins.

Nesse mesmo intervalo, a desvalorização do boi gordo foi de 11,3% no estado.

Essa conjuntura fez com que a relação de troca se estreitasse ainda mais. Cenário não muito positivo para o pecuarista, que desde o início do ano perdeu poder de compra na troca de todas categorias de reposição.

Em janeiro desse ano o produtor comprava 2,05 bezerros de desmana com o preço de venda de um boi gordo de 16,5@. Atualmente ele compra 1,92 animais desmamados, piora de 6,6% na relação de troca.

Essa correlação também foi observada para as categorias mais eradas. Para o boi magro, nesse mesmo período, a troca passou de 1,29 para 1,21 por boi gordo, piora de 6,5% no poder de compra.

Em curto prazo a mudança climática pode afetar a oferta local, e queda nas cotações das categorias de reposição não estão descartadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário