Sindicato repudia contratação de veterinários temporários e confirma protesto

Publicado em 20/07/2017 15:17

SÃO PAULO (Reuters) - O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) criticou a decisão do governo de contratar em caráter temporário médicos veterinários para as atividades de fiscalização agropecuária e confirmou uma mobilização de 48 horas, entre 24 e 25 de julho, em protesto contra a medida.

Em nota à Reuters nesta quinta-feira, a entidade afirmou que a contratação temporária "é mais um paliativo e não soluciona os problemas pelos quais vem passando a fiscalização agropecuária".

A crítica do Anffa Sindical ocorre um dia depois de uma portaria conjunta dos ministérios do Planejamento e da Agricultura autorizar a contratação temporária de 300 médicos veterinários para auxiliar na inspeção de produção de carnes.

A contratação foi autorizada após os EUA suspenderem a compra de carne in natura do Brasil, alegando problemas sanitários, em meio a consequências de uma investigação, a operação Carne Fraca, que expôs problemas na fiscalização em frigoríficos do país.

"Diversos países importadores exigem que a fiscalização seja feita por inspetores dos serviços oficiais. Assim, o consumidor nos países importadores terá um produto inspecionado por servidores, e o brasileiro consumirá um produto submetido a outro modelo, rejeitado nos EUA e nos países que compõem a UE.", afirmou o sindicato dos fiscais.

O Anffa Sindical também disse que o número de contratações é insuficiente e que a categoria necessitaria de pelo menos 1,6 mil profissionais.

No último dia 17, o Anffa Sindical já realizou uma mobilização em relação ao tema, recomendando que nenhum auditor acessasse os sistemas do Ministério da Agricultura relacionados a exportações ou importações. Não houve grande impacto nas operações.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário