OIE declara Brasil livre de febre aftosa com vacinação

Publicado em 24/05/2018 11:22

LOGO REUTERS

Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) declarou o Brasil livre de febre aftosa com vacinação nesta quinta-feira, abrindo novas portas de exportação para o maior exportador de carne bovina do mundo.

A OIE já considera a maior parte do Brasil livre de febre aftosa com vacinação. A declaração, que o governo tem esperado desde o início do ano, estende a certificação para o país inteiro.

O acesso brasileiro para muitos mercados de primeira linha permaneceu limitado pelos receios em relação à doença altamente contagiosa que causa febre, bolhas na boca e rupturas nos pés de bovinos, suínos, assim como ovelhas, bodes e outros ruminantes de casco fendido.

"Com essa mudança na condição nós teremos outros países com quem podemos negociar", disse o ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, à Reuters em Paris, onde ele comparece à assembleia geral da OIE.

Ele citou a China como um dos principais mercados em potencial e o Japão, que não compra carne do Brasil devido ao risco de doenças.

Maggi disse que ele lançou um programa que visa ter o país todo livre da febre aftosa sem vacinação até 2023. Apenas um Estado brasileiro, Santa Catarina, tem essa condição até o momento.

A doença, muitas vezes fatal para os animais, pode infectar os seres humanos, apesar de ser extremamente raro.

(Por Sybille de La Hamaide)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário