Projeto discute a expansão da pecuária sustentável em regiões do Pará

Publicado em 31/10/2019 13:52
Incorporar uma visão sustentável à cadeia de produção pecuária, objetivando mudanças em todas as etapas do processo é o principal objetivo do Projeto

Representantes do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) estiveram no Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, na última quarta-feira (30), em reunião com o Secretário Henderson Pinto para discutir sobre o projeto “Da cria ao bife”.

O projeto incorpora uma visão sustentável à cadeia de produção pecuária, objetivando mudanças em todas as etapas do processo, com planejamento para uma demanda de grande mercado, valorização e implementação da regularização ambiental, bem como da capacitação do produtor rural e dos técnicos, no sentido de otimizar o trabalho realizado em todos os procedimentos envolvidos, desde a criação do gado até a elaboração de produtos finais.

Também foram destacadas as dificuldades presentes nesse contexto, as quais podem ser superadas a partir do entendimento das questões legais referentes à regularização ambiental. “Estamos alinhando nossa atuação com tudo que governador Helder tem determinado: o desenvolvimento sustentável. É provar para o mundo que aqui no Pará nós produzimos e preservamos a floresta. É este o modelo que o governador tem buscado e através de todos os órgãos está implantando no Pará. Assim como o produtor rural, que tem o mesmo objetivo e é o principal interessado em manter o ciclo climático intacto, não prejudicando a produção”, analisou o secretário regional de governo, Henderson Pinto.

“A reunião de hoje foi muito importante, pois a partir dela foi possível ouvir os parceiros, entender as demandas e quais são as dificuldades presentes na região. Para além disso, pecebeu-se também o grande potencial que a região possui, com várias cadeias produtivas, com a agricultura familiar, a pecuária de corte e de leite, mas ambas enfrentando obstáculos nos processo de licenciamento, de incentivo à assistência técnica. Realmente é preciso pensar sobre isso, para se fazer uma produção de forma responsável”, afirmou Alcilene Cardoso, coordenadora regional do IPAM.

Atualmente, o projeto funciona em alguns estados, como Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre. No entanto, nem todos os municípios produtores fazem parte. Enquanto isso, os representantes do IPAM realizam visitas pelos estados, com o intuito de expandir e apresentá-lo em áreas estratégicas, como a do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingú, que abrangem os municípios de Santarém, Altamira e Itaituba, os quais já receberam visitas e onde foram realizadas atividades de capacitação.

“A primeira coisa que a gente tem que entender é que não existe um só caminho, por isso que vamos em algumas localidades para entender qual sua demanda. O que a gente sabe é que a média produtiva da pecuária brasileira é muito baixa, e na maioria dos lugares há um subaproveitamento das áreas de pasto, mas que com técnicas relativamente simples você consegue aumentar a produtividade, dando condições necessárias, assistência técnica e acesso a recursos aos produtores. Entendemos que a melhoria produtiva é um dos caminhos para você manter o produtor no campo, melhorar a questão ambiental, social e econômica e se manter competitivo no mercado de trabalho”, concluiu Marcelo Marcelo Stabile, pesquisador do IPAM.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Pará

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário