Governo da Argentina anuncia retomada dos embarques de carne bovina para a China
![]()
Durante encontro com governadores estaduais e membros do Conselho de Articulação de entidades agrícolas nesta terça-feira (28), o governo da Argentina anunciou a autorização para que pecuaristas e industriais possam exportar carne bovina para a China novamente, retirando um limite imposto neste ano;
O ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julian Dominguez, informou que os embarques devem ser retomados na próxima segunda-feira (04).
"No que diz respeito à questão das carnes destinadas à China, as exportações serão abertas a partir de segunda-feira. Assim, resolvemos um problema levantado pelos governantes e entidades, bem como a situação dos frigoríficos que não puderam participar", disse o ministro para a Reuters Internacional.
A suspensão das vendas foi emitida em maio deste ano para mitigar aumentos de preços no mercado interno. A medida adotada levou os produtores rurais do país a protestarem e ameaçarem a interromper o comércio local para bovinos e grãos.
A Argentina é o quinto exportador mundial de carne bovina, sendo que os embarques de carne bovina para o gigante asiático representaram 75% do total do setor em 2020, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca. O Ministro da Argentina convocou o Conselho Federal de Agricultura oficial na terça-feira, para discutir um plano para aumentar a quantidade de carne disponível para 2022.
0 comentário
Paixão e Reposição: O Retrato da Pecuária no Norte e Nordeste, Segundo Pesquisa da Comitiva HN AGRO
Exportações de carne bovina disparam em novembro, com alta de 39,6% no volume e salto de 57,9% no faturamento
Scot Consultoria: Estabilidade em São Paulo
Indústrias testam preços menores para a arroba, enquanto pecuaristas seguram vendas à espera de preços melhores
Pecuária sustentável: tecnologia brasileira promete até 7 cabeças/ha sem desmatamento
Alta do dianteiro reduz competitividade da carne bovina frente ao frango e à suína