Governo da Argentina anuncia retomada dos embarques de carne bovina para a China
![]()
Durante encontro com governadores estaduais e membros do Conselho de Articulação de entidades agrícolas nesta terça-feira (28), o governo da Argentina anunciou a autorização para que pecuaristas e industriais possam exportar carne bovina para a China novamente, retirando um limite imposto neste ano;
O ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julian Dominguez, informou que os embarques devem ser retomados na próxima segunda-feira (04).
"No que diz respeito à questão das carnes destinadas à China, as exportações serão abertas a partir de segunda-feira. Assim, resolvemos um problema levantado pelos governantes e entidades, bem como a situação dos frigoríficos que não puderam participar", disse o ministro para a Reuters Internacional.
A suspensão das vendas foi emitida em maio deste ano para mitigar aumentos de preços no mercado interno. A medida adotada levou os produtores rurais do país a protestarem e ameaçarem a interromper o comércio local para bovinos e grãos.
A Argentina é o quinto exportador mundial de carne bovina, sendo que os embarques de carne bovina para o gigante asiático representaram 75% do total do setor em 2020, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca. O Ministro da Argentina convocou o Conselho Federal de Agricultura oficial na terça-feira, para discutir um plano para aumentar a quantidade de carne disponível para 2022.
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas