Ministra da Agricultura nega liberação de lote de carne bovina brasileira em porto da China

Publicado em 27/10/2021 15:37 e atualizado em 27/10/2021 16:28 4757 exibições

Logotipo Notícias Agrícolas

Nesta quarta-feira (27), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, negou a informação de que a China tenha liberado um lote de carne bovina no Porto de Shanghai. Em entrevista concedida ao canal CNN, a ministra destacou que a liberação está sendo discutida com o governo chinês e que as tratativas estão em fase final. 

“Temos contêineres chegando na China, mas ainda não houve liberação de nenhuma carga no Porto de Shanghai. A nossa embaixada em Pequim está trabalhando de maneira intensa para que seja resolvido o mais rápido possível”, destacou. 

A ministra ainda reforça que a relação comercial da China com o Brasil  tem um protocolo específico que suspende os embarques imediatamente após a confirmação de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), doença da vaca louca. “Nós estamos realizando reuniões com a parte técnica do ministério para esclarecer aos compradores chineses que não há risco em outros lotes de carne”, informou. 

A Agrifatto consultoria se pronunciou a respeito da informação em suas redes sociais:

Ontem, durante nosso podcast semanal, o convidado, importador que atua na China desde 2005, trouxe a notícia de que uma carga de carne bovina brasileira sob sua tutela havia sido autorizada a ser retirada do porto e liberada para entrar no país após mais de 50 dias de suspensão das exportações.

O caso pontual exposto pelo importador não sinaliza mudanças à situação e a suspensão se mantém.

Hoje, recebemos a notícia de que a carga não procedeu com o despacho, informação corroborada por entrevista da ministra Tereza Cristina à CNN.

Por:
Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • nelson jose camolesi bauru - SP

    Ao pessoal do N.A. Está notícia vem confirmar o que eu havia comentado sobre a qualidade das propagandas e das notícias que ultimamente são aqui veiculadas. As propagandas de péssima qualidade continuam assim como as notícias sem um mínimo filtro para selecionar aquelas que realmente são verdadeiras. Estão desprestigiando a si próprios. Lamentável realmente.

    12
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu fiquei curioso, sr NELSON qual e' a noticia que nao e' verdadeira ?? Estamos diante de uma afirmaçao grave que precisa ser provada

      11
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A noticia em questao e' bem detalhada e esclarecedora----SR NELSON ONDE ESTA" A MENTIRA APONTADA PELO SENHOR-----Acusar e' facil e' preciso mostrar onde esta' a verdade do seu comentario.

      5
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Boa tarde Carlos, a noticia a que me refiro e a que divulga a liberação de um carregamento de carne no porto de Shangai, noticia está que trouxe falsas expectativas no mercado de reposição, interferindo diretamente sobre os preços praticados pelo mercado. Infelizmente em um momento onde vivemos de expectativas e notícias como estas podem causar muitos danos. Quanto as propagandas de má qualidade são quase todas, além de esconderem os conteúdos ainda ficam "saltando" de um lado para outro.

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      NELSON agradeço muito voce ter respondido, mas a mim nao me parece que o NA publicou materia mentirosa----A referencia que voce indicou diz exatamente que houve um boato de liberaçao e depois um desmentido da ministra---- Entao diminuir a credibilidade do NA e muito serio poprque nao sabemos mais em quem acreditar.

      9
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Nelson péssoalmente acho que a divulgaçao da vaca louca foi proposital, para evitar preços elevado nas festas natalina, mas isso faz parte do jogo----Voce nao lembra o periodo do DELFIM NETTO quando mandou equipes atras de boi no pasto?

      5
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Me lembro muito bem mas acho que quem ordenou a busca do boi no pasto foi o então governador de São Paulo - Orestes Quércia

      3
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Quanto às críticas entendo que elas são construtivas. Enquanto só elogiamos a qualidade só piora pois é assim que tudo funciona. Critico o que entendo ser motivo de crítica.Tambem não usei a palavra mentirosa pois não é o caso, mas o fato é que a notícia não era verdadeira e não vejo ofensa de minha parte.

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. NELSON, veja o que é uma informação e, como ela é bem diferente da comunicação ...

      No seu texto, você se expressa "ips literis" : ... "As propagandas de péssima qualidade continuam assim como as notícias sem um mínimo filtro para selecionar aquelas que realmente são verdadeiras."

      Quanto as propagandas o N.A. tentou explicar como funciona. Mas, pelo visto, não conseguiu se comunicar com você.

      Agora, quanto às notícias ... Ah! Aqui o "bicho pega" ... Poderia, por favor, tentar me explicar, qual o seu entendimento sobre "realmente são verdadeiras" ... Sinceramente, essa parte estou com "dúvida atroz"!!!

      13
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      "ipsis litteris"

      4
    • Petter Zanotti Assis - SP

      Entendo que a crítica do Sr. Nelson é pertinente no sentido de questionar o site quanto às suas fontes, pois notícias como essa, que tem o poder de mexer muito com o mercado, deveriam ser veiculadas mostrando várias fontes e posições diferentes, pois da forma como foi divulgada, apresentando uma notícia que depois foi desmentida, só alimentou ainda mais a especulação no mercado de carne.

      Tivemos há alguns meses um exemplo parecido na Reuters, que divulgou um 'boato' que dizia que o governo norte-americano poderia alterar os mandatos de biocombustíveis o que trouxe uma volatilidade tremenda ao mercado: até hoje estamos esperando a suposta 'mudança'...

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Qual é o princípio?

      Pois é, (re)vivenciamos uma época da "Torre de Babel".

      Para aqueles que não entendem: Babel quer dizer ele confundiu. No princípio, um não entendia o outro.

      Então, se você não tem um ensino fundamental que não te alfabetiza... o ensino médio & superior de nada vale pois, VOCÊ NÃO CONSEGUE SE COMUNICAR !

      O BRASIL SE ENVERGONHA EM SER VICE CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL ... MAS, NÃO SE PREOCUPA EM SER O PIOR NO QUESITO DA EDUCAÇÃO !!! ... Levantamento do PISA.

      VAMOS "ENXERGAR" O QUÊ INTERESSA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO !!!

      O SISTEMA PAULO FREIRE É UMA FARSA !!!

      6