Bloomberg: China não tem base para proibir carne bovina australiana, diz primeiro-ministro da Austrália

Publicado em 16/08/2022 11:02

A China não tem base para usar a febre aftosa como motivo para suspender as importações de carne bovina da Austrália, disse o primeiro-ministro Anthony Albanese na terça-feira em resposta a relatos de que Pequim restringiu o comércio.

A Austrália permanece livre da doença e as autoridades de biossegurança estão agindo “com muita força” para lidar com os riscos elevados de que um surto possa ocorrer, disse Albanese em entrevista à emissora nacional ABC. Quaisquer infecções confirmadas arriscariam bloquear a indústria multibilionária de carnes da Austrália em mais de 150 mercados no exterior.

Uma publicação chinesa da indústria de carne bovina informou no domingo que o desembaraço alfandegário de produtos agrícolas da Austrália e da Nova Zelândia havia sido suspenso e que empresas relevantes haviam sido notificadas, sem dizer de onde obtiveram as informações. A publicação, World Meat Imports Report, disse na segunda-feira que o desembaraço alfandegário para produtos agrícolas australianos, incluindo carne e laticínios, voltou ao normal.

O relatório inicial, que não foi verificado, alimentou temores de que a China estivesse aumentando as restrições às importações da Austrália. A segunda maior economia do mundo já tinha como alvo matadouros individuais Down Under, citando temores sobre infecções por Covid-19 em frigoríficos, bem como a descoberta de medicamentos proibidos em produtos de carne bovina e rotulagem incorreta nos produtos. As autoridades negaram que as proibições comerciais estivessem ligadas à deterioração dos laços diplomáticos na época.

Na terça-feira, o primeiro-ministro também pediu à China que retire as restrições comerciais existentes sobre commodities australianas, incluindo vinho, carvão e cevada. Essas foram impostas como resultado de uma divergência política entre Pequim e Canberra que se agravou no governo anterior, que criticou seu maior parceiro comercial e pediu uma investigação sobre as origens do coronavírus.

Albanese disse repetidamente que o restabelecimento das relações gélidas entre os dois parceiros comerciais dependeria de a China acabar com as medidas punitivas sobre as exportações - um pedido que permaneceu em grande parte sem resposta . Cerca de um quinto da carne bovina australiana em volume vai para a China, que dependia da Austrália para cerca de 7% de suas importações em 2021.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário