Embrapa quer compreender principais fatores de risco para carrapato e Tristeza Parasitária Bovina
A Embrapa Pecuária disponibiliza, a partir do dia 13 de outubro, um questionário que busca melhor compreender os fatores de risco para a ocorrência do carrapato-dos-bovinos (Rhipicephalus microplus) e da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) nas propriedades rurais de todo o Brasil. A TPB é um dos principais problemas decorrentes da infestação pelo parasita e consiste em um complexo de doenças causadas pelos protozoários Babesia bovis e Babesia bigemina (babesiose), e pela rickettsia Anaplasma marginale (anaplasmose).
Conforme a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Emanuelle Baldo Gaspar, os resultados da pesquisa darão suporte a uma ferramenta para uso a campo que vai permitir a realização do diagnóstico da babesiose de forma precisa e rápida. “Vamos utilizar essas informações para o modelo de negócios do teste de diagnóstico da babesiose que estamos desenvolvendo, mas principalmente para conhecer a percepção dos técnicos e produtores rurais sobre a doença”, disse a pesquisadora.
O questionário busca compor um panorama sobre os problemas que o setor pecuário enfrenta em relação aos carrapatos e à Tristeza Parasitária Bovina. A enquete aborda itens como níveis de infestação, produtos, formas, frequência de controles e tratamentos realizados para o carrapato, maneiras de identificação, diagnóstico e notificação da TPB, dados gerais das propriedades, entre outras informações.
A pesquisa é direcionada a produtores rurais e técnicos, como médicos veterinários ou outros profissionais que atuam diretamente no controle do carrapato e da TPB. Para acessar o questionário basta clicar no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFT6xprjwLduBg1dO77d3IVbQmmmTSdirWNQgkX94X1rGG5A/viewform
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas