Vacinação contra febre aftosa termina neste domingo

Publicado em 26/11/2008 15:00

Ainda há tempo para que pecuaristas de 18 estados e do Distrito Federal vacinem bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O prazo regulamentar para a segunda e última etapa da campanha contra a doença, em 2008, termina no próximo domingo (30). Nesses quatro dias restantes, os criadores ainda podem adquirir e aplicar a vacina em todo o rebanho.

A expectativa do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) é imunizar mais de 75 milhões de bovídeos nos estados de Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Após o encerramento desta etapa, será o momento de declarar o rebanho vacinado nos escritórios das agências de defesa agropecuária de cada estado. O período para efetuar a declaração segue padrão de cada estado e pode ser de sete a 15 dias, após o final da campanha.

Esse procedimento, segundo o coordenador-geral de Combate às Doenças, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Guilherme Marques, é fundamental. “Caso não declare, o criador pode pagar multa em dinheiro, perder a Guia de Trânsito Animal (GTA), entre outras penalidades previstas pela legislação sanitária”, enfatizou.


Fonte: Mapa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário