Exportação de carne bovina do Brasil supera 300 mil t pela 1ª vez em agosto, diz Abrafrigo
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações totais de carne bovina do Brasil em agosto bateram novo recorde mensal, superando 300 mil toneladas num único mês pela primeira vez, informou nesta sexta-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), que compilou dados do governo.
Em agosto, o maior exportador global de carne exportou 301.951 toneladas, incluindo produtos processados e in natura, com o Brasil registrando maiores compras da China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos neste ano.
O volume exportado em agosto representa um crescimento de 31,5% em relação ao mesmo período do ano passado, afirmou a Abrafrigo.
Do lado da oferta, a produção de carne bovina está forte, com os abates de bovinos registrando recordes no segundo trimestre, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Em julho, as exportações já tinham sido recordes, com representantes da indústria destacando oportunidades nos mercados importadores e um câmbio favorável.
Com preços em queda, a receita com as exportações no mês passado cresceu menos do que o volume, ou 16,7%, para 1,122 bilhão de dólares.
A Abrafrigo afirmou que, no acumulado do ano, as exportações totais de carne bovina alcançaram 2,03 milhões de toneladas, alta de 34% na comparação com o mesmo período de 2023. A receita subiu 20%, para 8,1 bilhões de dólares.
Em 2024, a China elevou as compras de carne bovina brasileira em 9,5%, para 796.836 toneladas até agosto, embora tenha reduzido sua participação no total das exportações de 48,1% no volume em 2023 para 39,2%.
Segundo maior importador do produto brasileiro, os Estados Unidos aumentaram suas importações no acumulado do ano em 103,7%, para 334.733 toneladas.
Os Emirados Árabes, país que funciona como um hub de distribuição de produtos no Oriente Médio, consolidou-se na terceira posição entre os maiores importadores de carne bovina brasileira, aumentando as importações em cerca de 190%, para 114.104 toneladas.
No total, 89 países aumentaram as importações de carne bovina brasileira no ano, enquanto 76 reduziram suas compras.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas