Boi gordo começa a ser negociado na Bolsa de Carne

Publicado em 08/04/2010 14:08
Uma carreta com 32 vacas gordas - vendidas por um pecuarista do Mato Grosso do Sul para um frigorífico de São Paulo por intermédio de uma corretora paulistana e outra paranaense - foi o primeiro negócio fechado por meio da Bolsa da Carne, um sistema eletrônico de comercialização de gado, que começa a ser introduzido no País. O sistema, que funcionará pela Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), controlada pela Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&FBovespa), ainda está em fase de experimentação e divulgação, poderá significar uma revolução na comercialização de boi gordo no País.

A Bolsa vai funcionar por meio de 420 corretoras filiadas à BBM. Os pecuaristas farão a oferta pela bolsa, em leilão eletrônico. Nele, o pecuarista detalha as características do rebanho - animais entre 15 e 23 arrobas - e estabelece o preço mínimo por arroba, enquanto a indústria analisa o rebanho e faz a oferta. Em caso de negócio, o frigorífico fixa a escala para recolhimento e abate para depois de 10 dias. Mas, três dias antes do transporte, o frigorífico deposita 90% do valor da compra na conta de liquidação da BBM, que avisará o pecuarista para preparar os animais.

Depois receber o rebanho, o frigorífico tem até o meio-dia seguinte para emitir o romaneio de abate, com valor total de arrobas e preço final. Com o romaneio, a BBM faz o cálculo de liquidação; se o frigorífico pagou a mais, a Bolsa devolve a diferença, mas se pagou menos, o ajuste é feito entre as partes. Se uma parte romper o contrato, um juiz arbitral da Bolsa tenta a conciliação ou resolve o caso em julgamento. Quem descumprir, paga 10% de multa. O sistema promete trazer mais segurança aos pecuaristas. "Quando vendemos o gado, ficamos 30 dias sem dormir, agora com a Bolsa, teremos mais segurança", diz Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso, onde a Bolsa foi apresentada na terça-feira. Segundo Prado, as vendas a prazo e sem qualquer garantia, causaram prejuízo superior e R$ 100 milhões aos pecuaristas do seu Estado por conta da crise.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gerson Luiz Bandeira Assis Chateaubriand - PR

    Estas medidas certamente darão ao produtor de carne segurança nos seus investimentos! Muito boa notícia!

    0