Ponta Grossa/PR já vacinou 45% do rebanho contra aftosa

Publicado em 21/05/2010 07:29 237 exibições
A 11 dias do fim do prazo para vacinar bubalinos e bovinos contra a febre aftosa, cerca de 45% do rebanho já foi imunizado em Ponta Grossa. A expectativa do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Ponta Grossa é que 350 mil animais sejam vacinados.

Nessa campanha serão vacinados apenas os animais com até 24 meses. A supervisora técnica da Seab, Andria Calderari, observa que, apesar disso, os produtores serão obrigados a atualizar o rebanho junto às Seabs. Na região de abrangência do núcleo da Seab em Ponta Grossa - que inclui 18 municípios - a expectativa é que 370 mil cabeças de animais bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses sejam vacinadas. Já no âmbito paranaense o número passa para 4,6 milhões de animais de um rebanho total de 9,6 milhões de cabeças. Vieira lembra que além da vacinação, os produtores devem comprovar e atualizar o rebanho. O produtor que não vacinar no prazo previsto deve pedir uma autorização à Seab e o procedimento será assistido. A multa por cabeça para os produtores refratários é de R$ 91,05 por cabeça.

Essa campanha está programada para ser a última vacinação contra febre aftosa realizada no Estado, conforme compromisso firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para reconhecer que o Estado é livre da febre aftosa, sem vacinação. Após essa campanha o Ministério fará as auditorias necessárias. Segundo o chefe da Divisão de Sanidade Animal da Secretaria, Marco Antonio Teixeira Pinto, os animais adultos com mais de 24 meses ainda têm a proteção da última campanha de vacinação realizada no mês de novembro do ano passado.

A proposta é que as campanhas de vacinação sejam substituídas por um sistema de vigilância e controle de trânsito de animais eficaz e sustentável. Para isso está sendo finalizado um novo software para a fiscalização do trânsito de animais e vegetais.

Tags:
Fonte:
Jornal da Manhã

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário