Sorriso: pequenos produtores aprendem alternativas rentáveis com gado leiteiro

Publicado em 25/06/2010 15:35
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com SENAR, realizou, esta semana, curso para ensinar aos pequenos produtores do Assentamento Jonas Pinheiro que integram o Programa + Leite, alternativas para alimentação dos bovinos neste período da seca e obterem melhor renda e redução de custos na produção de leite. Foram ensinadas estratégias de manejo, pastejo diferido, utilização de campineiras (cana de açúcar), produção de silagem (milho, sorgo e capim elefante), produção de feno (gramíneas, capim elefante e parte aérea da mandioca), utilização da mandioca (raízes e parte aérea), utilização de resíduos e subprodutos, suplementação mineral e noções de gestão.

De acordo com o veterinário e educador do SENAR, José Cid Chagas, os produtores aprenderam a utilizar de forma correta a matéria prima que já possuíam em suas propriedades, como a cana-de-açúcar, a mandioca que segundo o professor já eram utilizados, mas de forma incorreta. “São produtos que eles têm na propriedade e não estavam sabendo aproveitar, como por exemplo, a mandioca. A rama da mandioca, a parte aérea da mandioca, era deixada na roça, sem aproveitamento, deixando proteína no pasto, sem dar para o gado. Triturando e preparando essa mandioca em sua totalidade, oferecemos mais proteína ao gado e ganhamos maior rendimento e conseguimos com isso mais dinheiro no bolso”, ensinou.

Outra alternativa apresentada pelo professor são os resíduos agrícolas que sobram nos secadores, como quirela de milho, quirela de soja, ou a palhinha da soja. ”Esses subprodutos podem ser triturados e incorporados neste produtos que eles tem aqui, melhorando a qualidade do alimento oferecido ao gado, aumentando a proteína na época da seca ou a energia na época da chuva”, expôs.

Além desses alimentos preparados praticamente in natura existem também produtos que podem ser conservados em silagem. “Nós depositamos cana-de-açúcar triturada em partículas finas numa caixa d’água, molhando e socando bem até ficar bem compactada. Depois cobrimos para que aconteça a fermentação. Assim vamos conservar a cana por um certo tempo para ser dada ao gado na época das chuvas.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário