Pedido de recuperação judicial do Frigol é mais um problema da falta de crédito para frigoríficos menores

Publicado em 02/08/2010 16:38

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

Na última sexta-feira (30), mais um frigorífico entrou com pedido de recuperação judicial compondo a extensa lista de empresas com dificuldades financeiras como Pantanal, Independência, Margen, Arantes, Frigoestrela e Frialto. Agora é a vez do Frigol, que em comunicado oficial, critica a política do Governo Federal em conceder recursos fartos e baratos, via BNDES, a três grandes grupos do setor, provocando uma concorrência desleal para com pequenos e médios frigoríficos.

 

De porte médio, sediada <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Lençóis Paulistas, interior de São Paulo, o Frigol tem capacidade para abater 2,7 mil bois por dia e que gera 1,5 mil empregos diretos dentro das três unidades de abate que possui: sua sede em Lençóis Paulista (SP), Água Azul do Norte (PA), e Pimenta Bueno (RO). A empresa está entre as 10 maiores do setor, mas distante dos gigantes JBS e Marfrig.

 

Segundo fontes do setor, o Frigol estava atrasando o pagamento dos fornecedores, mas, mesmo assim, a notícia pegou pecuaristas e concorrentes de surpresa. Antonio Armando da Silva, ex-funcionário de Lençóis Paulista garante que a companhia não deu indícios sobre uma possível quebra durante os últimos meses, bem como, nunca atrasou o pagamento dos funcionários e até o final de junho, ainda contratou novos empregados.

 

“Tivemos uma reunião com o senhor Djalma [Djalma de Oliveira , diretor e sócio da empresa] que nos comunicou que as folhas de pagamento já estão feitas [referente ao mês de agosto] e não é para haver preocupação”, relatou Silva.

 

O ex-dessossador da Frigol acredita que foram demitidos na última sexta cerca de 250 funcionários, e apesar de não saber explicar as causas da ação, conta que pecuaristas já não estavam aceitando receber o pagamento pelo animal com 30 dias de prazo, preferindo oferecer seu produto ao pagamento à vista de outros frigoríficos.

 

O que tudo indica, é que a recuperação judicial trata-se de uma espécie de prazo que a empresa solicita à justiça para pagar suas dívidas antes que sua falência seja decretada. O Frigol ainda não divulgou o montante da sua dívida, mas pede o prazo de 60 dias para apresentar um plano de reorganização perante seus credores, a contar a partir da decisão judicial concedida pela justiça.

 

Dificuldade no crédito

Uma fonte ligada à companhia teria dito ao jornal O Estado de São Paulo,  afirma que os dirigentes do Frigol fizeram uma peregrinação pelo governo federal em busca de crédito para reerguer a empresa. Bateram em todas as portas: BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Mas não tiveram sucesso.

A questão é que frigoríficos menores estão reclamando da concentração de recursos do BNDES em poucas empresas. Nos últimos quatro anos, o banco estatal investiu R$ 18,5 bilhões no setor em compra de participação e empréstimos. Mas a maior parte do dinheiro foi direcionado ao processo de internacionalização do JBS e do Marfrig.

O analista da Agra FNP, José Vicente Ferraz avalia que o problema da falta de crédito é antigo e privilegiar empresas maiores pode trazer um desequilíbrio para o setor, já que o protecionismo acabará com a concorrência, concentrando diretamente o poder de decisão sobre os preços às poucas companhias fortalecidas pelo crédito.

“Isso é preocupante porque no médio e longo prazo isso vai mudando o desenho da indústria frigorífica no país, transformando num setor muito mais concentrado e, evidentemente, que a concorrência a partir de um determinado momento se tornará pequena, o que prejudica muito, principalmente, quem vai negociar com ela, que no caso seriam os produtores”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário