Governo apresenta potencialidades de Mato Grosso para produtores argentinos

Publicado em 23/09/2010 08:46
O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural Jilson Francisco da Silva se reuniu com um grupo de 35 produtores rurais da Cooperativa Agropecuária de Tandil, da Argentina, nesta terça-feira (21.09), na sede Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá, para apresentar as potencialidades no setor produtivo agrícola e pecuário do Estado, as ações de preservação do meio ambiente, o trabalho de defesa sanitária vegetal e animal, o processo de agroindustrialização, os programas desenvolvidos pela Seder e a capacidade que Mato Grosso tem para absorver novas empresas.

Segundo Jilson Francisco essa visita ao Estado proporciona o estreitamento das relações bilaterais, apresentando novos mercados com informações da política de governo, com ações efetivas com desenvolvimento rural sustentável e proteção ao meio ambiente na produção regional. “É uma excelente oportunidade para o Estado de Mato Grosso estabelecer novas relações comerciais com estes produtores e a possibilidade de atrair investimentos inclusive internacionais, em áreas de interesse estratégico do Estado”, salientou o secretário.

O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidônio, e a analista de grãos Maria Amélia Tirloni apresentaram os números da produção agropecuária do Brasil e do Estado. Além de dados sobre a produção, os produtores argentinos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Famato em prol do produtor rural do Estado. Foi apresentado ao grupo de produtores argentinos o papel da Federação, entidade com referência internacional. Eles conheceram estudos que mostram os dados percentuais e reais da produção mato-grossense. Como, por exemplo, o percentual da área da agricultura e pastagem no Estado que corresponde a 36,3%.

Eduardo Macaya da Associação de Cooperativas Argentinas se mostrou satisfeito com a oportunidade de conhecer as potencialidades do Estado. Mato Grosso está em constante crescimento, é tudo muito dinâmico. “Essa aproximação é muito importante para nós e por isso vamos visitar algumas empresas em dois municípios mato-grossenses”, afirmou.

Emanuel Geres da Coovaeco Turismo informou que a comitiva de produtores argentinos permanece no País até sexta-feira,(24.09), e ainda visitam os municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde em Mato Grosso, depois seguem para Mogi das Cruzes (SP) e finalizam em São Paulo (SP). A Cooperativa Agropecuária de Tandil tem 600 sócios e estão filiados a Associação de Cooperativas Argentinas que reúne 189 cooperativas do País. Tandil é uma cidade localizada na província de Buenos Aires, Argentina, distante 350 quilômetros de Buenos Aires.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Expresso MT + Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário