MT deve imunizar 27 milhões de animais contra a febre aftosa

Publicado em 05/11/2010 10:17
360 exibições
Campanha de vacinação de bois e búfalos contra a febre aftosa será lançada em Mato Grosso nesta quarta-feira, dia 3 de novembro. O estado tem o maior rebanho nacional, somando quase 27,5 milhões de animais. Os responsáveis pelas 135 mil propriedades rurais do estado têm até o dia 30 deste mês para aplicar a dose da vacina em todos os animais.

Esta é a terceira etapa da campanha em Mato Grosso, que vacinou os animais de zero a 12 meses de propriedades de fronteira, em fevereiro, e os de zero a 24 meses em todo o estado, em maio. De acordo com o coordenador de Controle de Doenças dos Animais da Superintendência Federal de Agricultura, Roberto Renato da Silva, 129 médicos veterinários trabalham nesta mobilização. A frota disponível no estado é de 245 veículos para os 141 municípios.

Desde 1996, não são registrados casos de febre aftosa em Mato Grosso, que é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença com vacinação. "A imunização do rebanho nas datas previstas é fundamental para manter o status atual e servirá como base para pleitearmos o status de livre sem vacinação", diz. Ele explica que o método adotado na fronteira com a Bolívia é o de vacinação oficial, feita por veterinários estaduais.

A pecuária mato-grossense se caracteriza pela criação extensiva da raça zebu, um pouco mais voltada ao gado de corte. A região central do estado tem a maior concentração de bois. Após imunizar os animais, o pecuarista precisa apresentar o comprovante de vacinação na Unidade Local Veterinária mais próxima até 10 de dezembro de 2010.
Tags:
Fonte: CNPC

Nenhum comentário