MT deve imunizar 27 milhões de animais contra a febre aftosa

Publicado em 05/11/2010 09:17
Campanha de vacinação de bois e búfalos contra a febre aftosa será lançada em Mato Grosso nesta quarta-feira, dia 3 de novembro. O estado tem o maior rebanho nacional, somando quase 27,5 milhões de animais. Os responsáveis pelas 135 mil propriedades rurais do estado têm até o dia 30 deste mês para aplicar a dose da vacina em todos os animais.

Esta é a terceira etapa da campanha em Mato Grosso, que vacinou os animais de zero a 12 meses de propriedades de fronteira, em fevereiro, e os de zero a 24 meses em todo o estado, em maio. De acordo com o coordenador de Controle de Doenças dos Animais da Superintendência Federal de Agricultura, Roberto Renato da Silva, 129 médicos veterinários trabalham nesta mobilização. A frota disponível no estado é de 245 veículos para os 141 municípios.

Desde 1996, não são registrados casos de febre aftosa em Mato Grosso, que é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença com vacinação. "A imunização do rebanho nas datas previstas é fundamental para manter o status atual e servirá como base para pleitearmos o status de livre sem vacinação", diz. Ele explica que o método adotado na fronteira com a Bolívia é o de vacinação oficial, feita por veterinários estaduais.

A pecuária mato-grossense se caracteriza pela criação extensiva da raça zebu, um pouco mais voltada ao gado de corte. A região central do estado tem a maior concentração de bois. Após imunizar os animais, o pecuarista precisa apresentar o comprovante de vacinação na Unidade Local Veterinária mais próxima até 10 de dezembro de 2010.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNPC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário