RS pode prorrogar vacinação do rebanho

Publicado em 29/11/2010 06:38
O atraso na entrega de vacinas poderá motivar a prorrogação da segunda etapa de imunização contra a aftosa no Rio Grande do Sul, que abrange bovinos e bubalinos de até 24 meses. Segundo o chefe do Serviço de Doenças Vesiculares da Secretaria da Agricultura (Seappa), Fernando Gröff, houve problemas de logística tanto na entrega das doses destinadas a agricultores do Pronaf como nas vendidas nas agropecuárias, o que impactou na chegada do medicamento ao campo. A medida será avaliada pela Seappa hoje, que definirá se encaminha ou não o pedido ao Ministério da Agricultura. "Isso não ocorreu em todo o Estado e não é a maioria dos municípios que está nesta situação", explica Gröff.

Nas doses distribuídas gratuitamente, o atraso está relacionado à mudança na embalagem dos frascos que passou a contar com dez unidades, e não mais com 50 como era até então. "Pedimos às indústrias que fosse assim porque é mais fácil de entregar e manter as doses em condições de uso, já que algumas propriedades têm poucos animais." A ampliação na compra das doses aos enquadrados do Pronaf também influenciou, já que foram necessárias mais 600 mil. "Houve aumento no rebanho jovem. Chegaremos a 14,3 milhões de animais este ano." Normalmente, o RS destina 5 milhões de doses ao Pronaf, sendo 4 milhões na primeira etapa e o restante, na segunda. Neste ano, foram 4,5 milhões de doses na primeira e 1,1 milhão na segunda.

Nas agropecuárias, a dificuldade ocorreu naquelas que estavam sem estoque. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) afirma desconhecer problemas na entrega do medicamento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário